A criação de novas empresas é possível graças aos empreendedores. O crescimento do empreendedorismo foi notável na última década: uma ideia de negócio é realizada como uma alternativa viável de emprego com futuro promissor. Nesse sentido, o modelo startup está em alta demanda e está se tornando cada vez mais popular a nível social e econômico.
Uma empresa jovem que está começando a se desenvolver pode ser considerada uma startup. Costuma ter forte ligação com o setor de tecnologia: a internet e as novas tecnologias são o cenário em que esse tipo de empresa cresce, busca financiamento e oportunidades de negócios.
Como criar uma startup
Como iniciar uma startup? A primeira coisa que você deve definir é uma ideia de negócio o mais sólida possível. Este é o principal fator que vai colocar a empresa no caminho do sucesso, mas não é fácil transformar uma simples ideia num verdadeiro conceito de negócio.
Criar uma startup do zero requer ter um conceito de negócio muito claro, por isso é essencial determiná-lo com firmeza antes de continuar com o processo.
Pesquisa de mercado
Depois de optar por uma das diferentes ideias para criar uma startup, é preciso que você faça um estudo de mercado junto com especialistas da área. A análise requer uma avaliação qualitativa e quantitativa do próprio mercado, analisando assim seu tamanho, valor e volume.
Outros fatores determinantes no estudo são padrões de compra, segmentos de clientes, toda a concorrência e outros players influentes. Após o estudo de mercado, você saberá o que tem como negócio e o que está enfrentando. Você reconhecerá os valores da sua startup e os pontos fortes com o objetivo de negócio bem definido.
Estabeleça uma proposta de valor
Tendo claro o que é uma startup, você pode seguir todos os passos para criá-la. Nesse processo, é muito importante a proposta de valor, ou seja, o fator diferenciador da empresa que a torna melhor em relação à concorrência do mesmo setor.
Para o cliente, a proposta de valor é fundamental para decidir qual produto comprar ou o serviço contratado. É o elemento que marca toda a estratégia de negócios da empresa.
Segmento de cliente delimitado
Criar uma startup sem dinheiro está ao alcance de pouquíssimos empreendedores. Exige sempre um investimento inicial, seja de quem dá a ideia de negócio, seja de um parceiro. Também é importante atingir um público-alvo específico para oferecer o produto ou serviço corretamente.
A estratégia empresarial necessita urgentemente de uma delimitação dos seus clientes. Definir o público da startup ajuda a criar a mensagem para atrair os consumidores, depois de estudar e pesquisar detalhadamente o mercado.
Construção de marca
Qualquer empresa, seja jovem ou com anos de experiência, precisa construir um modelo de negócio atrelado a uma marca. É uma das chaves mais importantes que respondem à questão de como criar uma startup de sucesso.
No caso das startups, elas entram para competir em um mercado bastante complicado com grandes, médias e pequenas marcas. Para se firmar no mercado, eles devem explorar a própria identidade da empresa com transparência. A marca é definida pela percepção do consumidor, por isso é necessário estabelecer uma política específica de trabalho, reflexão, estudo e visibilidade da startup.
Formação de uma equipe ideal
Outro aspecto a considerar sobre como fundar uma startup é a equipe de trabalho disponível. Cercar-se dos melhores profissionais, tanto pelo conhecimento quanto pela dedicação, facilitará a gestão da empresa em seus primórdios. A confiança entre os trabalhadores e a fidelidade à ideia de negócio facilitam a construção de uma equipe unida, consolidada e voltada para o futuro.
Validação do modelo de negócios
Uma das chaves de como criar uma startup passo a passo é validar o modelo de negócio. Fazendo uma correta validação das diferentes hipóteses nas quais a empresa se baseia, evita-se um alto risco de construir o negócio com falsas percepções.
Neste sentido, pretende-se desenhar várias experiências que sirvam para validar canais de captação e um modelo de negócio viável. Esses testes o forçarão a fazer algumas alterações no modelo para ajustá-lo.
Networking e parceiros chave
O networking é considerado um fator essencial para que o desenvolvimento dos negócios seja potencializado. Já para uma startup, torna-se um recurso essencial porque grandes oportunidades são obtidas.
Com o networking, define-se uma ideia e um espaço com oportunidade. Assim, se conhece profissionais, novos contatos e mais oportunidades de negócios.
Visibilidade e atração de investidores
Eventos, conferências e treinamentos servem para contribuir com o networking. Qualquer local e horário é adequado para realizar tarefas desse tipo, divulgar um modelo de negócio, atrair novos investidores e dar mais visibilidade ao serviço, produto ou marca da startup.