SP: Projeto de programação e robótica ganha exposição - Notícias Concursos

SP: Projeto de programação e robótica ganha exposição

Em 2021, mais de 100 alunos da E.E. Prof. Sebastião de Souza Bueno, no bairro Vila Medeiros, zona norte da capital paulista, tiveram a oportunidade de participar do projeto ‘Aprendizes – Digital’, que levou oficinas de robótica e programação ministradas pela Robomind, parceira pedagógica do projeto. 

As aulas usaram como base o material da LEGO EV3 Mindstorm, que possibilitou aos alunos produzirem os próprios robôs e, por meio de um Notebook (também fornecido pelo projeto), programar os comandos – e movimentos – de suas criações.

A iniciativa conta com patrocínio da ClearSale, empresa de soluções antifraude, que no final do curso contratou a aluna Maria Eduarda Lopes e o aluno Gabriel Ferreira Souto como jovens aprendizes da empresa. “Com o projeto consegui desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e raciocínio lógico”, contou Maria Eduarda.

Exposição virtual 

O resultado dos projetos desenvolvidos pelos alunos será reunido em uma exposição virtual, no site oficial e no Instagram do projeto, que mostra as aplicações e descrições das criações. 

Entre elas, os alunos entenderam como funciona a frenagem automática dos carros modernos atuais, aprenderam mais sobre placas solares ao desenvolver um protótipo que lê a luminosidade do ambiente procurando a claridade, e criaram um robô com sensor ultrassônico que identifica a necessidade de regar as plantas. 

“O desenvolvimento das ferramentas digitais facilita muito determinadas atividades, e os estudantes estão aprendendo isso na prática na escola: trabalho em equipe, ordenança, planejamento, criatividade à serviço de um mundo melhor”, acredita Marta, professora de Português e Inglês da E E Sebastião de Souza Bueno. 

Além disso, o curso possibilitou o desenvolvimento de habilidades técnicas. “Um dos sonhos do meu filho é ser engenheiro mecânico e acredito que este curso o ajudou no seu desenvolvimento profissional¨, comentou Gisele, mãe do João Vitor, um dos alunos do curso. 

A escola também recebeu encontros artístico-culturais mensais para ajudar os alunos a vincular os conceitos da programação aos mais lúdicos e artísticos. 

Ao final do projeto, além dos robôs, os alunos também criaram lambe-lambe com fotos e frases produzidas por eles mesmos e stencil com tinta. 

As fotos tiradas pelos alunos, que trazem seus olhares sobre os robôs em relação à vida deles, serão expostas em projeção na escola. 

“O projeto pode estimular e potencializar diferentes formas de conhecimento. Para além dos saberes adquiridos sobre tecnologia nos encontros focados em robótica, as oficinas culturais trouxeram elementos fundamentais no processo de aprendizagem: a reflexão e a criação. Através do pensamento criativo o estudante não só executa algo, ele imagina possibilidades. E as grandes invenções tecnológicas surgiram de onde afinal? De imaginações potentes, mirabolantes, que enxergam a conexão potente que existe entre saber técnico e criativo”, afirma Luciana Nobre, Coordenadora Pedagógica Cultural do projeto. 

Esse projeto foi viabilizado através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), que permite que empresas invistam em projetos socioculturais por meio da dedução de IPTU e ISS, e foi realizado em parceria com a Rhadar Cultural. Segundo Ítalo, falta informação sobre os benefícios do Pro-mac para as empresas de São Paulo. 

“Projetos como esse do Aprendizes – Digital podem ser desenvolvidos por qualquer empresa através das leis de incentivo. Esses projetos, além de criarem um diferencial competitivo para as marcas, fazem a diferença na sociedade e trazem mudanças positivas para a realidade dos paulistanos”, diz Ítalo Azevedo, Gestor Cultural da Muda Cultural.

Mais informações em:

Site: https://www.mudacultural.com.br/

Rede social: https://www.instagram.com/mudacultural/

Fonte: Assessoria de Imprensa – Muda Cultural.

E então, gostou da matéria sobre robótica e programação? Não deixe de ler também – Auxílio gás: Ministério confirma que não abrirá inscrições para programa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?