Em 2021, mais de 100 alunos da E.E. Prof. Sebastião de Souza Bueno, no bairro Vila Medeiros, zona norte da capital paulista, tiveram a oportunidade de participar do projeto ‘Aprendizes – Digital’, que levou oficinas de robótica e programação ministradas pela Robomind, parceira pedagógica do projeto.
As aulas usaram como base o material da LEGO EV3 Mindstorm, que possibilitou aos alunos produzirem os próprios robôs e, por meio de um Notebook (também fornecido pelo projeto), programar os comandos – e movimentos – de suas criações.
A iniciativa conta com patrocínio da ClearSale, empresa de soluções antifraude, que no final do curso contratou a aluna Maria Eduarda Lopes e o aluno Gabriel Ferreira Souto como jovens aprendizes da empresa. “Com o projeto consegui desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e raciocínio lógico”, contou Maria Eduarda.
Exposição virtual
O resultado dos projetos desenvolvidos pelos alunos será reunido em uma exposição virtual, no site oficial e no Instagram do projeto, que mostra as aplicações e descrições das criações.
Entre elas, os alunos entenderam como funciona a frenagem automática dos carros modernos atuais, aprenderam mais sobre placas solares ao desenvolver um protótipo que lê a luminosidade do ambiente procurando a claridade, e criaram um robô com sensor ultrassônico que identifica a necessidade de regar as plantas.
“O desenvolvimento das ferramentas digitais facilita muito determinadas atividades, e os estudantes estão aprendendo isso na prática na escola: trabalho em equipe, ordenança, planejamento, criatividade à serviço de um mundo melhor”, acredita Marta, professora de Português e Inglês da E E Sebastião de Souza Bueno.
Além disso, o curso possibilitou o desenvolvimento de habilidades técnicas. “Um dos sonhos do meu filho é ser engenheiro mecânico e acredito que este curso o ajudou no seu desenvolvimento profissional¨, comentou Gisele, mãe do João Vitor, um dos alunos do curso.
A escola também recebeu encontros artístico-culturais mensais para ajudar os alunos a vincular os conceitos da programação aos mais lúdicos e artísticos.
Ao final do projeto, além dos robôs, os alunos também criaram lambe-lambe com fotos e frases produzidas por eles mesmos e stencil com tinta.
As fotos tiradas pelos alunos, que trazem seus olhares sobre os robôs em relação à vida deles, serão expostas em projeção na escola.
“O projeto pode estimular e potencializar diferentes formas de conhecimento. Para além dos saberes adquiridos sobre tecnologia nos encontros focados em robótica, as oficinas culturais trouxeram elementos fundamentais no processo de aprendizagem: a reflexão e a criação. Através do pensamento criativo o estudante não só executa algo, ele imagina possibilidades. E as grandes invenções tecnológicas surgiram de onde afinal? De imaginações potentes, mirabolantes, que enxergam a conexão potente que existe entre saber técnico e criativo”, afirma Luciana Nobre, Coordenadora Pedagógica Cultural do projeto.
Esse projeto foi viabilizado através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), que permite que empresas invistam em projetos socioculturais por meio da dedução de IPTU e ISS, e foi realizado em parceria com a Rhadar Cultural. Segundo Ítalo, falta informação sobre os benefícios do Pro-mac para as empresas de São Paulo.
“Projetos como esse do Aprendizes – Digital podem ser desenvolvidos por qualquer empresa através das leis de incentivo. Esses projetos, além de criarem um diferencial competitivo para as marcas, fazem a diferença na sociedade e trazem mudanças positivas para a realidade dos paulistanos”, diz Ítalo Azevedo, Gestor Cultural da Muda Cultural.
Mais informações em:
Site: https://www.mudacultural.com.br/
Rede social: https://www.instagram.com/mudacultural/
Fonte: Assessoria de Imprensa – Muda Cultural.
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