Programação para crianças: quais os benefícios?

Há um tempo, o aprendizado de inglês era considerado fundamental para preparar crianças e jovens para suas vivências futuras – fossem cursos, oportunidades de trabalho e até acesso a livros e conteúdos. 

Hoje, essa necessidade se mantém, mas só essa linguagem não basta para formar os pequenos para as demandas dos próximos anos. 

Com um mundo cada vez mais digital, conhecimentos em linguagem de programação têm um grande impacto no desenvolvimento infanto-juvenil.

Nem todas as escolas têm programação no currículo, o que faz com que muito do potencial de desenvolvimento e criação das crianças seja pouco trabalhado. 

Com isso, perdem-se muitos dos benefícios dessa aprendizagem. Fernando Prado, Country Manager da BYJU’S FutureSchool, edtech de educação interativa, listou 6 dos benefícios que esse ensino traz para as crianças.

1 – Desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento matemático

A linguagem da programação utiliza códigos que são considerados complexos e o programador precisa desenvolver e aplicar o raciocínio lógico. Exige muita concentração, o que acaba estimulando o lado esquerdo do cérebro, que é a região responsável por coordenar as capacidades de análise, lógica e criatividade, fazendo com que essas três habilidades fiquem mais apuradas.

No dia a dia, o estímulo a essas habilidades melhora o desempenho escolar em diversas disciplinas.

2 – Estimula a criatividade

Não há limites para a criatividade no universo da programação, que sempre requer ideias inovadoras para solucionar os desafios que surgem durante o desenvolvimento de um aplicativo, um jogo ou uma página. 

A criança que aprende programação é estimulada e a olhar para o “problema” por diversos ângulos e caminhos para alcançar a solução. Tudo motiva a criação de um aplicativo ou software e mesmo que ela não deseje esse caminho como profissão, o conhecimento adquirido em programação irá ajudar a ser criativo em todas as áreas da vida.

3 – Ajuda na organização dos pensamentos

Assim como todas as disciplinas bem conhecidas, a programação também é um tipo de linguagem, e possui uma estrutura e lógica. 

Para “escrever” um código, a criança sai da sua zona de conforto e precisa saber primeiro o que ela quer (re)produzir, para depois organizar suas ideias e pensamentos, de modo que consiga seguir o que pretende realizar. 

Essa prática que será conquistada terá impacto também no modo com que ela lida com a vida, como se comunica e dialoga.

4- Ensina a lidar com as frustrações

Como mencionado anteriormente, a programação é uma área complexa, em que todos os detalhes importam e um erro pode prejudicar todo o funcionamento. 

Isso estimula a criança a lidar da melhor forma também com os desafios, já que precisa encontrar o erro e consertá-lo, o que irá motivá-la. Fora do universo da programação, isso promove mais inteligência emocional, autocontrole e autoconfiança, além de capacidade de resolução de conflitos.

5 – Consumo de internet com mais qualidade

Estamos vivendo em um mundo muito digitalizado. Muito se fala sobre os riscos e malefícios da exposição excessiva a telas e como elas influenciam no desenvolvimento das crianças. 

Porém, as pesquisas mais recentes demonstram que, mais que o tempo, o que é determinante para o impacto do consumo de telas no desenvolvimento dos jovens é a qualidade do conteúdo a que são expostos. 

Aprender programação é uma oportunidade de incentivar o uso consciente e sadio, cujas consequências poderão ser sentidas por toda a vida. A programação permite que isso aconteça e muito mais.

6 – Diferencial para o seu futuro profissional

Mesmo que o seu pequeno gênio não queira seguir o caminho da programação como carreira profissional, esse método de ensino pode colaborar e muito em qualquer área que deseja seguir. 

O mercado de trabalho está muito competitivo e quem possui mais soft skills e competências digitais na bagagem irá se destacar. 

A programação é uma forma inovadora e divertida de estimular as crianças desde cedo a desenvolver habilidades que serão cada vez mais desejadas pelas empresas no futuro.

Fonte: Assessoria de imprensa

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Liberada nova parcela do auxílio de até R$320

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.