SP: Profissionais das Etecs e Fatecs começam greve contra retorno presencial

Professores e funcionários das Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia), entraram em greve nesta segunda-feira (2), através do Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza), que representa a categoria. 

Trata-se de uma greve sanitária, que não prevê a suspensão do trabalho. Ou seja, ela defende a continuidade das atividades no formato online, isto é, de maneira remota. 

O Sinteps soltou uma nota e afirmou que a greve sanitária deve permanecer, segundo o informativo: “enquanto a pandemia de covid-19 estiver fora de controle”.

Greve sanitária promovida após decisão pelo retorno das aulas presenciais

A greve sanitária ocorreu após a determinação da Superintendência do Centro Paulo Souza, pelo retorno das aulas de maneira presencial, a partir desta segunda-feira (2). 

Segundo o sindicato, “o fato gerou indignação e insegurança na maioria dos trabalhadores e estudantes”. 

De acordo com a presidente do sindicato, Silvia Elena de Lima: “Em agosto, a variante Delta deve estar mais disseminada ainda”, afirma. 

“Ainda que os números de óbitos e casos tenha caído um pouco nas últimas semanas, o espalhamento desta cepa, que é mais contagiosa que as anteriores, mantém a pandemia fora de controle” completa. 

Já para o vice-presidente do Sinteps, Renato de Menezes Quintino, afirma que a circulação dos profissionais educacionais e estudantes, em grande parte através dos transportes públicos, é um fator de alto risco. 

Por isso, o sindicato busca por meio da greve sanitária, assegurar que as instituições educacionais sigam com o ensino remoto. Isto é, do mesmo modo como vem acontecendo desde o começo da pandemia. 

Ou seja, através das medidas de isolamento social, até que comprovadamente tenham condições seguras e eficazes para o retorno presencial. 

E então, gostou da matéria sobre a greve sanitária? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial: Caixa libera saques da 4ª parcela para nascidos em janeiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.