SP: Alunos da rede pública participam de projeto de educação financeira - Notícias Concursos

SP: Alunos da rede pública participam de projeto de educação financeira

A empresa Tindin do Programa Conect@ndo Jacareí, onde alunos da faixa etária entre 9 e 10 anos terão acesso a conteúdos relacionados à Educação Financeira através de e-books, vídeos e atividades digitais. 

A Tintin tem como objetivo utilizar a educação financeira infantil para mudar o mundo. Por isso a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí-SP, começou a preparação dos professores do Ensino Fundamental. 

Trata-se de um projeto de educação financeira onde os alunos terão acesso à plataforma educacional da Tindin onde encontrarão atividades que simulam acontecimentos de rotina que eles enfrentarão na vida adulta. 

De acordo com o CEO da empresa, Eduardo Schroeder: “Vamos cumprir nosso propósito, que é democratizar a educação financeira para o maior número possível de crianças, destinando integralmente o valor para um projeto com impacto direto sobre mil alunos do Ensino Público Fundamental de Jacareí, cidade localizada no Vale do Paraíba, São Paulo”.

Além disso, a secretária de educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, afirma: “Este é um projeto pioneiro tanto para a Tindin como para a nossa cidade. Gamificação é uma metodologia extremamente atrativa no contexto da aprendizagem, principalmente escolar. Vamos ampliar o repertório dos alunos proporcionando acesso à Educação Financeira através de estratégias cotidianas da vida e explorando o uso consciente do valor monetário”. 

Aprender a lidar com as questões financeiras desde cedo de maneira consciente e responsável requer habilidades de empreendedorismo. 

Ainda segundo Maria Thereza: “A legislação prevê a educação financeira no currículo e se associarmos à prática, a aprendizagem se torna mais significativa e eficaz”. 

Como funcionará o projeto de Educação Financeira?

O projeto contempla alunos entre 9 e 10 anos de idade, propiciando o ensino de Educação Financeira por meio de quatro pilares; são eles:

  • Dinheiro 
  • Consumo
  • Empreendedorismo 
  • Investimento 

Além disso, ao longo do ano, cada participante terá no jogo um “avatar” que será trabalhado através do desenvolvimento financeiro e pessoal de cada aluno. 

O cenário parecido como uma “ilha” oferece às crianças várias possibilidades de interação como: ir no parque de diversões, consumir em um supermercado, alugar ou comprar uma casa para morar, construir comércios, entre outros. 

O programa consiste em simulações do cotidiano da vida adulta, visando auxiliar o desenvolvimento do planejamento e controle de gastos desde cedo. 

Os conteúdos serão disponibilizados através de e-books e vídeos criados pela plataforma Tindin. Todos os materiais possuem conceitos e práticas de Educação Financeira. 

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