SP: Alunas da rede pública vão receber absorventes gratuitamente - Notícias Concursos

SP: Alunas da rede pública vão receber absorventes gratuitamente

Com a aprovação do projeto que torna lei o programa Dignidade Íntima, alunas de escolas da rede pública de São Paulo (SP) receberão gratuitamente absorventes e coletores menstruais. A lei aprovada nesta semana pela Assembleia Legislativa de SP tem como objetivo promover debates sobre a saúde feminina e sobre a pobreza menstrual.

O projeto prevê a distribuição não só de absorventes e coletores reutilizáveis, mas também de outros itens de higiene, como lenços de limpeza, por exemplo, para as estudantes das Etecs e das Fatecs.

A pobreza menstrual é um dos problemas que mais afetam a frequência de meninas nas escolas. De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 4 milhões de alunas em todo o mundo não têm acesso a itens básicos de cuidados menstruais, como absorventes.  

A deputada estadual Marina Helou (Rede) ressaltou que a iniciativa é importante para dar dignidade às alunas. Nesse sentido, ela afirma: 

“O projeto previa a disponibilização apenas para as escolas estaduais e a emenda acatada por essa Casa avança ao garantir que as alunas do Centro Paulo Souza possam ter acesso aos absorventes menstruais e à dignidade. Já a emenda dos coletores permite que elas tenham mais opções, dando dignidade para essas alunas”.

O tema é visto como um assunto que tem forte impacto sobre o desenvolvimento escolar. Desse modo, o programa será veiculado com a Secretaria de Estado da Educação de SP.  Para entrar em vigor, o projeto ainda deve passar pela sanção do governador João Doria (PSDB).

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IF Goiano abre inscrições para as vagas remanescentes do Vestibular 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?