Softwares de Programação, Aplicação e Sistema

O que é software? Conheça a base de qualquer sistema!

De forma sucinta, todo sistema é um software, no entanto, há diferença entre eles. Sendo assim, podemos dizer que um software é um conjunto de instruções que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo, ou seja, software é uma nomenclatura utilizada para descrever programas, aplicativos, scripts, macros e instruções de código firmware.

Podemos dizer que todo programa é um software, quando pensamos em tecnologia, como o computador, videogame, Smart TV, Smartphone etc. Isso porque esses exemplos possuem editores de texto, áudio e/ou vídeo. Conheça as principais diferenças entre os softwares de programação, aplicação e sistema.

Softwares de programação

Os softwares de programação são ferramentas de desenvolvimento de programas e novos softwares que utilizam diversas linguagens de programação  (C, Java, Python, Swift etc.). Sendo assim, softwares de aplicação que permitem edição de texto também são considerados softwares de programação, visto que permitem que códigos sejam escritos.

Softwares de aplicação

Por fim, os softwares de aplicação são os jogos, editores de textos, players de vídeos, apps de redes sociais, navegadores, calculadoras etc. Ou seja, um software de aplicação permite executar tarefas diversas.

Softwares de sistema

São considerados softwares de sistema os programas que fazem a comunicação entre o computador e o usuário, através da linguagem de máquina. Sendo assim, os softwares de sistema são as plataformas nas quais outros softwares serão rodados, como os de programação e os de aplicação. Por exemplo, os sistemas operacionais como Windows, macOS, Linux, iOS, Android, são softwares de sistema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.