Soft skills e hard skills são habilidades que podem influenciar na sua carreira profissional. Os termos estão em alta no mercado de trabalho, já que há uma procura por trabalhadores com conhecimentos técnicos e competências individuais, com boa formação, e proficiência em algum idioma.
Espera-se que estes profissionais possam contribuir para o desenvolvimento da empresa com um bom desempenho na realização das tarefas do dia a dia e na conquista dos objetivos da corporação. Aliás, atualmente as organizações têm procurado por trabalhadores com outras características além das técnicas, como aptidões pessoais e comportamentais.
As empresas têm buscado por profissionais que possuam soft skills e hard skills. Todavia, estas habilidades têm sido cada vez mais cobradas em entrevistas de emprego. Mas o que estes termos significam? É preciso se aprofundar mais e conhecer como cada um deles pode interferir na carreira do trabalhador.
Por hora, digamos que soft skills são habilidades que o profissional possui que não podem ser adquiridas em cursos e especializações. Ademais, ela é observada através da convivência diária nas organizações. Já as hard skills podem ser comprovadas através de diplomas e certificações, a partir de cursos e graduações.
Soft skills
A empresa consegue observar se o trabalhador possui soft skills em alguns momentos. Dessa maneira, pode ser na primeira conversa com o profissional na hora da entrevista, no dia a dia da organização, em bate-papos ou em dinâmicas de grupo durante o processo de seleção do candidato.
Como são habilidades difíceis de se analisar em um primeiro momento, o RH deve procurar conhecer bem o candidato antes de decidir ou não pela contratação. Analogamente podemos citar como soft skill a liderança, comunicação assertiva, ética, pontualidade, flexibilidade, criatividade e empatia.
Hard skills
O profissional que apresenta hard skill possui capacidades técnicas que podem auxiliá-lo nas tarefas cotidianas relacionadas ao seu trabalho. Acima de tudo, ele pode apresentar ao recrutador diplomas e certificações que comprovam suas aptidões. Estes podem ser cursos, graduações, workshops, palestras, entre outros.
De antemão, o candidato pode adicionar estas hard skills em seu currículo e mencioná-las em sua entrevista. Há um tempo atrás as empresas buscavam primordialmente por trabalhadores com estas habilidades, em busca de profissionais capazes de ocupar cargos de responsabilidade dentro das organizações.
Competências profissionais
A princípio, a empresa procura por trabalhadores com ambas as habilidades. Tomemos como exemplo um profissional da área de informática. Ela pode recrutar pessoas capazes de desenvolver aplicativos utilizando uma linguagem de programação. Da mesma forma, a organização busca candidatos que saibam trabalhar em equipe.
Neste caso, a empresa procura por profissionais com soft skills e hard skills. Além dos aspectos técnicos que o trabalhador deve ter, ele também precisa, por exemplo, ter organização, saber lidar com números, informações e dados, lidar com clientes, e tomar decisões.
Os profissionais que desejam o cargo devem observar se seu perfil se encaixa com o que é especificado no anúncio da vaga. Por outro lado, a empresa evita contratações desnecessárias. Por essa razão, é indicado que se faça um balanço das duas características de forma que a companhia tenha um clima organizacional adequado a suas necessidades.
Influência na carreira profissional
A união das soft skills com as hard skills pode transformar um trabalhador em um profissional completo. Quem deseja se destacar no mercado precisa desenvolver as duas habilidades. Desta maneira, pode-se entregar um trabalho altamente qualificado, eficiente e produtivo.
As empresas procuram por profissionais com este perfil, visto que ele contribui para um clima organizacional mais coerente com seus interesses, visto que o trabalhador com estas habilidades consegue lidar melhor com problemas oferecendo as soluções adequadas, além de agir de acordo com os objetivos corporativos.
O profissional que deseja uma carreira de sucesso tem a necessidade de estar em constante aprendizado, se mantendo atualizado acerca das competências técnicas relativas a sua área de atuação, e se aprimorando em aspectos como socialização, maneiras de se comportar na empresa e no seu desenvolvimento pessoal.
Como adquirir soft skills e hard skills
Para adquirir hard skills, o trabalhador deve buscar a aquisição de conhecimento, seja a partir de cursos, palestras, eventos e graduações. Ele também pode aprender com os gestores da organização, assim como com seus colegas de serviço.
O profissional que deseja se aprimorar em suas soft skills deve, a princípio, se conhecer melhor, observando seus pontos fortes e fracos. Ele deve buscar maneiras de desenvolver sua empatia, inteligência emocional, e saber quais são suas potencialidades e limitações.