Sociologia: Entenda o conceito de estereótipo

Estereótipos são características impostas a grupos de pessoas por causa de sua raça, nacionalidade e orientação sexual. Essas características tendem a ser simplificações exageradas dos grupos envolvidos e, mesmo que pareçam “positivas”, os estereótipos são prejudiciais.

Esse conceito pode aparecer em vestibulares, no Enem e concursos. Entenda melhor para se preparar.

Estereótipos x Generalizações

A saber, apesar de todos os estereótipos serem generalizações, nem todas as generalizações são estereótipos.

Os estereótipos consistem em simplificações excessivas amplamente divulgadas de um grupo de pessoas. Enquanto as generalizações podem se basear mais na experiência pessoal, o que não é um fator amplamente aceito.

Em suma, quando se trata de estereótipo, se repete a mitologia cultural já presente em uma determinada sociedade.

Por outro lado, uma pessoa pode fazer uma generalização sobre um grupo étnico que não se perpetuou na sociedade. Por exemplo, alguém que conhece alguns indivíduos de um determinado país e os considera quietos e reservados pode dizer que todos os cidadãos do país em questão são quietos e reservados.

Uma generalização como essa não permite a diversidade dentro dos grupos e pode resultar em estigmatização e discriminação de grupos se os estereótipos ligados a eles forem amplamente negativos.

Interseccionalidade

Embora os estereótipos possam referir-se a um gênero, raça, religião ou país específico, frequentemente eles vinculam vários aspectos da identidade. Isso é conhecido como interseccionalidade. Um estereótipo sobre homens negros gays, por exemplo, envolveria raça, gênero e orientação sexual.

Embora tenha como alvo um grupo específico e não os negros como um todo, ainda é problemático insinuar que os homens negros gays são todos iguais. Muitos outros fatores constituem a identidade de uma pessoa para atribuir uma lista fixa de características a ela.

Diferentes estereótipos também podem estar presentes em grupos maiores, resultando em coisas como aquelas definições baseadas em gênero dentro da mesma raça.

E então, você já sabia do que se tratava esse conceito?

Não deixe de ler também – Sociologia e Antropologia: Diferenças entre os dois campos de estudo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.