‘Sobrevivente’: Árvore recuperada dos escombros do 11 de setembro vira símbolo

Os Estados Unidos homenageiam hoje as vítimas dos atentados de 20 anos atrás

Só podemos imaginar o trabalho árduo que os trabalhadores do 11 de setembro tiveram nos escombros do World Trade Center após os atentados da Al Qaeda. Os ataques foram sangrentos, resultando em milhares de mortes.

Curiosamente, em meio a tanta devastação, os bombeiros e demais atuantes tiveram a surpresa ao descobrirem um pouco de vida saindo dos escombros – os restos carbonizados de uma pereira Callery.

Com pouco mais do que algumas folhas saindo de um único galho – com raízes quebradas e galhos queimados e quebrados – esta árvore perseverante foi enviada para Van Cortlandt Park para convalescença sob os cuidados do Departamento de Parques e Recreação da cidade de Nova York.

Os trabalhadores do parque dizem que não tinham certeza se a árvore daria certo, mas a pequena árvore que conseguiu, sim. Na primavera de 2002, ela germinou uma profusão de folhas; uma pomba fez ninho em seus galhos.

Quando Ronaldo Vega foi contratado como gerente de projetos especiais em 2007, ele se lembrou da história da árvore e foi ao Bronx procurá-la. “Eu me apaixonei por ela no segundo em que a vi”, conta ele no vídeo abaixo. “Ela era uma lutadora. Sabíamos que ela voltaria aqui.”

E assim, após nove anos de reabilitação no Bronx, a Árvore Sobrevivente voltou para casa. Plantado no National 9/11 Memorial & Museum, ele prospera em um lugar solene que está cheio de memórias e vida. Com cicatrizes, mas robusta, ela oferece seus galhos aos pássaros e sombra aos transeuntes … e permanece um poderoso lembrete de resiliência em face da destruição.

“Galhos novos e lisos se estendiam dos tocos retorcidos, criando uma demarcação visível entre o passado e o presente da árvore”, observa o Museu. “Hoje, a árvore é um lembrete vivo de resiliência, sobrevivência e renascimento.”

Confira a história da árvore sobrevivente no vídeo abaixo – está em inglês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.