SME de Recife (PE) contrata Cebraspe como banca de concurso

A seleção deverá contar com até 1.000 vagas.

No dia 31 de dezembro de 2022, houve publicação no Diário Oficial da Cidade acerca da contratação de banca para concurso da SME (Secretaria Municipal de Educação) de Recife, Pernambuco.

O órgão, portanto, contratou o Cebraspe para exercer a função de banca examinadora. Isto é, aquela que ficará responsável pelo edital, recolhimento de inscrições, aplicação de provas, por exemplo.

Assim, o objetivo da Secretaria é de selecionar cerca de 1.000 vagas para o cargo de Professor, que exige ensino superior. No entanto, ainda não é possível afirmar maiores detalhes, já que não há edital.

Veja também: Prefeitura de Curvelândia – MT abre Concurso público para todos os níveis

Portanto, aqueles que têm o interesse de trabalhar na educação de Recife, já podem reforçar seus preparativos para o processo seletivo.

Prefeito falou sobre concurso

Com a contratação do Cebraspe como banca examinadora, ela irá se juntar à SME a fim de organizar a seleção. Assim, a expectativa é de que o edital saia ainda no primeiro semestre do ano de 2023, de acordo com o prefeito de Recife, João Campos.

Segundo o prefeito, então, o objetivo é de ofertar um total de 1.000 vagas efetivas e imediatas para o cargo de professor.

Por esse motivo, considerando o tamanho do concurso, acabaram ocorrendo alguns entraves nos preparativos da seleção, de forma que ainda não ocorreu a publicação do edital. No entanto, a expectativa é de publicar o documento ainda no início de 2023.

“Não é algo simples de ser construído, mas na virada desse ano ele vai ser lançado”, comentou o prefeito sobre o edital.

Desse modo, ao que tudo indica, o cargo de professor se dividirá em:

  • Professor I, ou seja, que diz respeito à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental Anos Iniciais, contando com carga horária de 145 horas/aula por mês.
  • Professor II, ou seja, para Ensino Fundamental Anos Finais, contando com carga horária de 100 horas/aula por mês.

Contudo, é importante lembrar que apenas será possível confirmar estas informações com a publicação do edital da SME. Além da espera pelo documento neste início de ano, as provas também devem ocorrer no primeiro semestre de 2023.

Quando foi último concurso da SME?

Aqueles que desejam concorrer às vagas da SME de Recife podem conferir provas anteriores. Assim, é possível se preparar melhor.

Nesse sentido, o último concurso da Secretaria foi em 2015, ou seja, cerca de 8 anos atrás. Por esse motivo, a expectativa pelo concurso fica ainda maior, considerando o período sem renovação do quadro de servidores.

Na época, contudo, a banca examinadora não foi a mesma, sendo a FGV (Fundação Getúlio Vargas) aquela que organizou a seleção. Assim, a oferta foi de 500 vagas efetivas, das quais 50 se destinavam a pessoas com deficiência.

Além disso, os cargos também não foram para professores. Em 2015, o concurso da SME se destinou à função de Agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial, de nível médio.

Desse modo, os candidatos precisaram passar pelas fases de:

  • Prova objetiva, com 50 questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Legislação Específica e Noções de Primeiros Socorros.
  • Redação em gênero dissertativo-argumentativo.
  • Exame psicotécnico, ou seja, uma avaliação de características intelectuais, emocionais, motivacionais e de personalidade dos candidatos.

Veja também: UNIFAL – MG anuncia Concurso público para Professores em Poços de Caldas

Considerando a mudança de cargo e de banca examinadora é possível que a prova de 2023 seja diferente. Ainda assim, algumas disciplinas poderão ser comuns a ambas as funções, o que auxilia na preparação dos candidatos.

SME de Recife defende a valorização do professor

De acordo com a Secretaria, o município de Recife defende que o magistério precisa de valorização. Nesse sentido, a gestão da Prefeitura do Recife indicar ter feito a nomeação de mais de 1.300 professores para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Além disso, a fim de valorizar a profissão, o município divulga o pagamento de aumento, conforme determina o MEC em 2013, 2014 e 2015.

Já no ano de 2016, segundo a plataforma da Secretaria, não houve o reajuste de 11,36% de forma que o percentual de aumento foi de 4,2% aos professores da rede municipal. Isto é, ao menos dentro da Lei do Piso.

Aqueles que recebiam um valor inferior ao novo valor do piso salarial começaram a receber o reajuste de 4,2% de forma retroativa.

Ademais, ainda sobre o piso salarial da categoria, a SME de Recife indica ter acordo entre a gestão e os professores sobre o assunto. O documento, então, determina a manutenção do Plano de Cargos e Carreiras dos docentes, com tabela de progressões.

Por fim, outro direito que a SME indica cumprir é a implementação da aula atividade aos professores II em 2013 e aos professores I em junho de 2014.

Desse modo, é possível que o profissional escolha entre o abono no salário e a redução da carga horária com os alunos. Ainda assim, aqueles que escolhem o abono contam com a garantia de uma carga horária mínima de formação continuada e planejamento.

Há investimento na Formação

Outro aspecto que a SME de Recife divulga em sua plataforma é a formação dos professores.

Nesse sentido, o órgão realiza formações para cerca de 5 mil profissionais por mês, a partir da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire.

É importante lembrar que a Política de Formação da Secretaria possui a finalidade de aperfeiçoar os docentes, além de incentivar um perfil de professor pesquisador, bem como atuar em pontos mais vulneráveis.

A fim de cumprir com esta papel, há parceria da SME com instituições de ensino superior, de forma a garantir por volta de 100 vagas em cursos de pós-graduação aos professores.

Veja também: Concurso Câmara de Maceió AL confirma edital para 2023

Ademais, há a oferta de:

  • 40 vagas em especialização em Educação Especial.
  • 40 vagas em pós-graduação em Coordenação Pedagógica na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire).
  • 09 vagas para mestrado profissional na área de Tecnologia e Gestão em Educação à Distância na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • 10 vagas para o mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco.

Estas oportunidades fazem parte da Política de Formação Complementar da rede municipal de ensino a fim de estimular o aumento de qualificação profissional dos professores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.