SiSU 2022 abre inscrições nesta terça-feira (15)

O 1º processo seletivo oferta mais de 220 mil vagas no ensino superior

As inscrições para o 1º processo seletivo do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2022 começam nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro. Segundo o cronograma, os interessados podem realizar as inscrições até a próxima sexta-feira (18). 

O SiSU é um programa do Governo Federal que possibilita que os estudantes concorram a vagas em diversas instituições públicas de ensino superior com as notas do Enem. A inscrição no programa é gratuita.

De acordo com o MEC, a oferta da 1ª edição do SiSU 2022 é de 221.790 vagas. As oportunidades são para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. 

Quem pode participar?

Tradicionalmente, a seleção do SiSU é feita com as notas da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, para participar do SiSU 2022/1 é preciso ter feito o Enem 2021

Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e não pode ter feito o exame na condição de “treineiro”, como é o caso dos estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.

Como realizar a inscrição?

As inscrições devem ser feitas por meio site do SiSU. Os interessados devem acessar o site e, logo na página inicial, clicar na opção “Fazer inscrição”. Em seguida, é preciso fazer login com o cadastro do portal gov.br. Desse modo, após fazer o login, a página exigirá a atualização dos dados pessoais.

Após a atualização dos dados, o candidato deve indicar até duas opções de curso na tela “Minha inscrição”. Para cada opção, é possível fazer uma consulta das vagas disponíveis. A consulta pode ser feita por município, nome da instituição ou do curso.

Posteriormente, o candidato deve clicar em “Escolher esta modalidade” para continuar o processo de inscrição. Após escolher as duas opções de curso, basta conferir os dados e clicar em “Confirmar minha inscrição”. As opções de curso podem ser alteradas até o último dia de inscrição.

A partir de amanhã os candidatos já podem conferir as notas de corte dos cursos para conferir se o seu desempenho no Enem 2021 está dentro da nota de corte das vagas pretendidas.

Resultado

O resultado do SiSU conta com apenas uma única chamada regular e está previsto para o dia 22 de fevereiro. Conforme o cronograma, o período de matrícula para os aprovados é de 23 de fevereiro a 8 de março. 

Os candidatos que não forem aprovados em nenhuma das duas opções de curso poderão manifestar interesse em participar da lista de espera. As chamadas da lista de espera são feitas exclusivamente pelas instituições.

Principais datas

  • Período de inscrição: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
  • Prazo da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
  • Convocação da lista de espera: 10 de março

Veja mais detalhes no edital do SiSU 2022.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também CUJA: Cursinho da UFG abre inscrição para formação das turmas de 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.