Sistemas Agrícolas: Intensivo e Extensivo para o Enem

Os sistemas agrícolas podem ser divididos em intensivo e extensivo, essas categorias são usadas para diferenciar a produção agrícola e pecuária. 

Sistemas agrícolas podem aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Sistemas Agrícolas: Intensivo

No Brasil o sistema intensivo é o mais popular. Através dele são utilizadas técnicas modernas de preparação da terra, além de uma forma específica para cultivo e colheita. 

Muitos fatores estão englobados nesse tipo de sistema, pois ele está direcionado para obter máxima produção por metro quadrado, conhecida como produtividade média por hectare. 

Ademais, na hora da colheita busca-se o mínimo de perdas possível, assim como na hora do armazenamento, tem-se um cuidado especial. 

No entanto, o sistema intensivo recebe muitas críticas devido a maneira que é conduzido o seu cultivo, pois é necessário, desmatamento para preparação do solo e utilização de agrotóxicos.

Por isso, tem-se a erosão, assim como o solo fica mais pobre, após receber vários plantios. 

Pecuária

Assim como na agricultura, na pecuária utiliza-se o rendimento para chegar no sistema utilizado. Desse modo, para uma produção em larga escala, aplica-se a pecuária intensiva.

Dessa maneira, cria-se o gado no pasto ou em um sistema de confinamento, ambos os modelos buscam o máximo de resultado possível, visando sobretudo o lucro. 

A saber, para conseguir obter grandes resultados, em termos de produção são necessárias alguns investimentos: 

  • Investir na qualidade do solo
  • Aumentar o rendimento do pasto
  • Conformação da carcaça, isso significa que o gado de corte oferecerá maior quantidade de carne
  • Maior oferta de leite
  • Busca-se gados com genéticas melhores que irão aumentar os lucros

Sistema Extensivo

O sistema extensivo utiliza-se de técnicas básicas que não agridem severamente o solo, garantindo sua recuperação. Contudo utiliza-se esse método para pequenas produções, em contrapartida é o mais benéfico ao meio ambiente. 

A saber, o sistema extensivo acaba sendo utilizado pela agricultura familiar e orgânica. Devido suas técnicas e produção em baixa escala, ou seja não visa o lucro como principal objetivo. 

Vale destacar que no sistema extensivo destinado à agricultura familiar, utiliza-se agrotóxicos mas em pequenas quantidades. Além disso, comercializa-se somente o que é excedente. 

Já no modelo de agricultura orgânica não utiliza-se agrotóxicos, busca-se chegar em um alimento o mais saudável possível, além disso busca-se maneiras racionais de lidar com o solo. 

E então, você já sabia dessas informações sobre agrotóxicos?

Outro artigo pode te ajudar nos estudos:  Atualidades: A realidade do uso de agrotóxicos no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.