Seu Currículo é a Base da Entrevista de Emprego

Não fique aquém de sua capacidade durante uma entrevista de emprego

É muito importante que o candidato se atente a sua postura durante uma entrevista de emprego. Uma vez que, por conta da ansiedade naturalmente causada pela situação de estar sob avaliação, muitas pessoas ficam aquém de seu potencial dentro de um processo seletivo.

Por isso, veja algumas dicas simples para que você direcione o seu comportamento e aumente as suas chances de sucesso em uma entrevista de emprego. No entanto, é importante que você adapte todas as dicas à sua realidade, objetividade e cultura da empresa.

Sua postura corporal

A postura corporal compõe um percentual importante de sua postura em uma entrevista de emprego. Por isso, é importante que você se atente a  sua linguagem corporal.

Sendo assim, evite cruzar os braços e pernas, bem como, evite gesticular excessivamente. Além disso, mantenha contato visual com seu entrevistador e ao cumprimentá-lo, tenha um aperto de mão firme. Pois esses são pequenos pontos referentes a sua postura corporal que podem repassar segurança ou ansiedade.

 Tenha assertividade na construção de narrativa

A assertividade na construção de sua narrativa é um fator intangível e por isso um pouco complexo para a compreensão. Todavia, se refere ao fato de você direcionar a sua experiência profissional dentro de sua trajetória.

Ou seja, você deve analisar o seu currículo como um documento que demonstra os pontos importantes de sua carreira. Sendo assim, basta explorar esses pontos para que a construção de suas respostas ocorra de forma assertiva e natural.

Basicamente, você deve procurar os seus pontos fortes e pontos de melhoria em cada experiência profissional que você inseriu no currículo. Certamente, essa análise te dará uma segurança maior para responder a qualquer questão dentro de um processo seletivo.

 A cultura da empresa e o modo de se vestir

 Há uma relação direta entre a cultura da empresa e o modo de se vestir de um candidato. Por isso, verifique no site da empresa a sua missão, visão e valores para ter uma base sobre a maneira como você deve se vestir. Sendo assim, se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma Startup, você pode se vestir de uma forma casual.

No entanto, caso a sua entrevista de emprego ocorra em uma empresa tradicionalista, é importante que você se vista de uma maneira formal. Assim, respeitando a cultura da empresa e se direcionando assertivamente, uma vez que todas as informações são relevantes para que se direcione durante a entrevista. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.