Recentemente, a Serasa anunciou uma mudança nas regras que avaliam o score dos consumidores brasileiros. Com a alteração, a pontuação das pessoas aumentou cerca de 44%. Além disso, foram atualizados os designs do aplicativo e site do órgão.
Em suma, a metodologia de cálculo da Serasa foi modificada, atualizando o score dos seus consumidores em seus canais de consulta. Destacando que o órgão, diferente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), não utiliza os mesmos critérios para estabelecer a pontuação dos consumidores.
Sendo assim, é possível que o mesmo cidadão tenha diferentes pontuações nas diferentes empresas.
Inicialmente, a empresa avalia o compromisso que o consumidor tem com suas contas, observando se o pagamento está em dia e se não há dívidas antigas em aberto. Outro critério levado em consideração é o Registro de Dívidas e Pendências.
Além desses, é verificado quantas vezes o CPF do cidadão já foi analisado por empresas e instituições financeiras, além da evolução financeira que o cidadão mostrou no mercado ao longo dos anos. Neste contexto, o relacionamento com as empresas é de extrema importância.
Em primeiro lugar, está um dos maiores mitos quanto a contribuição para aumentar o score. Ao contrário do que muitos acreditam, colocar o CPF na nota na realização de alguma compra não ajuda a ampliar a pontuação.
Na prática, adicionar o CPF na nota é uma estratégia dos governos estaduais para evitar a sonegação de impostos por parte dos consumidores. Ou seja, contribui apenas para controlar a tributação fiscal do comércio e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Pagar suas contas em dia, ou até mesmo quitar a dívida que o deixou com o nome sujo não aumenta, instantaneamente, o seu score. A ação não altera praticamente em nada a sua pontuação.
Isso porque, pagar as dívidas em dia deveria ser uma obrigação, mas, conforme as quitações vão ocorrendo de forma apropriada, os órgãos de proteção ao crédito permitem a elevação do score.
Por fim, muitas pessoas acreditam que quanto mais receberem, mais a sua pontuação vai subir. Essa afirmação é mais um mito do mercado financeiro.
O que vale é o comportamento do consumidor frente ao pagamento recorrente de suas dívidas e não quanto recebe mensalmente.
De antemão, o consumidor deve entender que o seu score só aumenta conforme o seu comportamento financeiro. Assim, veja o que pode melhorar a sua pontuação: