Conseguir ser menos introvertido no trabalho é um verdadeiro desafio para algumas pessoas. A timidez, que é incontrolada, é capaz de impedir que o sujeito tome decisões importantes ou tenha algumas atitudes enriquecedoras no trabalho. Por isso, saber trabalhar essa “vergonha” é um passo interessante e valioso na vida de muitas pessoas. Para saber mais sobre isso, acompanhe este conteúdo até o fim.
Dicas para ser menos introvertido no trabalho
Para ser menos introvertido no trabalho é preciso estar disposto a isso. Pode parecer bobagem, mas a forma como tomamos decisões na vida, diante dos nossos problemas, faz toda a diferença.
Se você decide ser menos introvertido, as chances de atingir bons resultados são muito maiores. Agora, se você apenas quer ser, um dia (sabe-se lá quando!) menos introvertido, é bem possível que esse dia demore a chegar.
Portanto, tome a decisão de ser uma pessoa mais extrovertida e, a partir disso, considere as nossas sugestões na hora de desenvolver esse seu lado social:
1- Conheça, profundamente, as suas aptidões e habilidades
Conhecer os seus pontos fortes é essencial. Desse modo você consegue desenvolver a sua autoconfiança diante de determinadas situações. Consequentemente, essa autoconfiança impulsiona a sua autoestima e faz com que você sinta menos timidez no trabalho.
Por isso, comece avaliando a si mesmo. Quais são os seus pontos fortes? Quais habilidades você possui? O que você executa com maestria? Analise tudo isso com muita atenção e conheça a si mesmo.
2- Comece a sair da zona de conforto aos poucos
Se você é introvertido no trabalho, as chances de ser assim, em outros momentos, são grandes. Por isso, comece a sair dessa zona de conforto (de não interagir), aos poucos.
Comece a cumprimentar pessoas de outros setores. Comece a conversar com a cozinheira na hora de se servir. Fale com alguém sobre o clima, o fim de semana, enfim! Tente ser um pouquinho mais aberto, a cada dia. E isso vale para ambientes que não são empresariais: na farmácia, no mercado, no shopping, etc.
Experimente fazer isso aos poucos, especialmente com pessoas que você nunca falou. Acredite, isso lhe dará muita força para ir desenvolvendo a sua extroversão.
3- Comprometa-se de se “expor” pelo menos uma vez por semana
Criar esse comprometimento consigo mesmo pode lhe ajudar a ser menos introvertido no trabalho. Para isso, avalie quais situações podem ser desafiadoras, mas dentro de um nível aceitável, e comece a vivê-las.
Fale na reunião. Dê uma sugestão no trabalho em equipe. Converse com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Faça uma vídeo chamada. Enfim! Busque se expor a alguma interação nova, pelo menos uma vez por semana.
4- Analise se você tem sido muito crítico com as outras pessoas
Às vezes, você tem sido tímido por justamente temer que os outros lhe critiquem, da mesma forma que você os critica. Por isso, muito cuidado. Observe se você tem sido uma pessoa muito rígida com os outros, e considere mudar essa postura.
Assim você se sentirá mais tranquilo ao interagir com alguém, pois se dará conta que todo aquele julgamento partia de você, e não do outro.
Pense nisso na hora de tentar ser menos introvertido no trabalho!