Sensação de improdutividade: Como reverter isso?

sensação de improdutividade pode atrapalhar a rotina de qualquer pessoa. Seja nos estudos ou no trabalho, essa sensação pode ser proveniente de uma falta de organização e efetividade na conclusão de pequenas tarefas.

Para reverter a situação não é muito difícil, mas é necessário autodisciplina. E para lhe ajudar nesse sentido, fizemos este guia com diversas dicas e apontamentos sobre o tema. Acompanhe-nos!

Por que a sensação de improdutividade aparece?

A sensação de improdutividade aparece por uma série de motivos. Cada pessoa pode ter as suas próprias “causas”. Veja alguns exemplos:

  • Falta de alinhamento no horário de trabalho, especialmente home office. Isso quer dizer que se você não tem um expediente definido, pode sentir que “nunca acaba” o que deve ser feito em um dia e, consequentemente, se sente improdutivo.
  • Aceitar trabalho em excesso, se sobrecarregando e tendo a sensação de que nunca acaba o que deve ser feito.
  • Não ter o treinamento adequado para determinada tarefa, tendo aquela sensação de não sair do lugar. Afinal, precisa estar sempre buscando novas informações sobre como executar algo simples.
  • Falta de motivação para fazer determinadas tarefas.
  • Procrastinação constante, mesmo que o indivíduo não perceba. Nesses casos “imperceptíveis”, o sujeito cria desculpas constantes para adiar as tarefas, sem se dar conta de que está apenas adiando tudo.
  • Entre muitas outras questões emocionais, de organização, de atenção, etc.

Como reverter a sensação de improdutividade?

Agora que você já teve uma visão geral de possíveis causas da sensação de improdutividade, é hora de pensar em como lidar com isso.

Primeiro, considere fazer uma autoavaliação. Tente enxergar quais atividades e em quais momentos você costuma se sentir dessa forma.

Assim você poderá encontrar o “X” da questão, ou seja, a causa do seu problema. E consequentemente poderá lidar diretamente com ele.

Mas, se mesmo assim não encontrar respostas plausíveis, considere as dicas abaixo:

1- Comece com um bom plano

O segredo do sucesso nos estudos e no trabalho sempre será o planejamento. Com ele é possível ter metas, prazos, prioridades, etc.

Por isso, saiba tudo o que deve ser executado na sua semana/dia/mês de trabalho e/ou estudos. Depois, monte um plano em cima de todas as suas obrigações, para assim construir um dia a dia mais organizado.

2- Esteja atento às suas prioridades

Esteja sempre focado nas suas prioridades. Não adianta montar um bom plano se você simplesmente se esquece de se atentar às prioridades. Afinal, elas devem ser concluídas primeiro. Não atrapalhe o seu foco!

3- Estabeleça blocos de tempo para as tarefas

Estabelecer blocos de tempo para cada tarefa é algo interessante. Por exemplo, você pode mensurar que aquele relatório leva 45 minutos para ficar pronto. Sendo assim, considere fazê-lo em 50 minutos (sempre deixe uma margem de erro para não criar a sensação de improdutividade de novo).

Depois de estabelecer o bloco de tempo para determinada tarefa, considere as prioridades dentro dela e comece por isso. Desse modo você conseguirá organizar o seu dia a dia e, ao terminar uma tarefa/um bloco de tempo, a sensação de produtividade é que surgirá. Faça o teste. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.