Semântica para Concursos Públicos: Denotação e Conotação
Conhecer conceitos básicos da semântica da Língua Portuguesa como denotação e conotação é indispensável para garantir um bom resultado em Concursos Públicos, vestibulares ou mesmo no Enem.
Desse modo, apresentamos os conceitos básicos e como sua aplicação pode ser cobrada nos exames.
Todos já ouviram falar sobre sentido denotativo e sentido conotativo durante o período escolar, pois ambos fazem parte da nossa linguagem e são empregados cotidianamente na nossa fala e escrita. Veja exemplo:
Tenho que descascar esse abacaxi hoje.
A frase acima pode ser compreendida de duas maneiras a depender do contexto. A primeira significação pode ser a de tirar a casca da fruta com uma faca, por exemplo. Além disso, a frase pode significar resolver um problema. Aí residem os sentidos denotativo e conotativo. Entenda melhor.
Denotação
A denotação diz respeito ao sentido literal de uma palavra, expressão ou frase. Nesse sentido, podemos dizer que o sentido denotativo de um termo é aquele encontrado no dicionário, sem variação no seu sentido.
Considerando o exemplo “Tenho que descascar esse abacaxi hoje” dado acima, o seu sentido denotativo é exatamente o de tirar a casca da fruta.
Conotação
Já a conotação diz respeito ao sentido figurado que as palavras, expressões ou frases podem assumir em um determinado contexto. Ou seja, o sentido figurado é aquele que geralmente não encontramos no dicionário.
O sentido conotativo da expressão descascar um abacaxi é, desse modo, o de resolver um problema.
Contudo, para identificar se o sentido usado foi o conotativo ou denotativo, é necessário observar o contexto em que a palavra ou expressão foi empregada.
Em Concursos Públicos, vestibulares e Enem, há diversas formas de cobrar denotação e conotação. As questões podem pedir a identificação de uma palavra que foi empregada em sentido denotativo ou conotativo. Há também questões em que o texto pode apresentar um desses sentidos e o participante deve explicar o sentido usado, entre outros.
Veja o quadrinho:
O Globo. O menino maluquinho: agosto de 2002
Esse quadrinho é um exemplo de texto que pode ser usado em questões sobre o sentido conotativo, que reside, neste caso, na emprego da palavra bateria para referir-se à energia para brincar que a criança possui.
É importante lembrar que, apesar de estar presente na linguagem como um todo, o sentido conotativo costuma ser cobrado em textos literários.
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