SEMA de Mato Grosso abre concurso público

Vagas se destinam a cargos de nível superior.

No dia 25 de agosto, última sexta-feira, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) de Mato Grosso publicou novo edital.

O documento, então, se destina a concurso público com 29 vagas imediatas para cargos de nível superior. Além disso, a seleção também conta com a formação de cadastro de reserva. Isto é, de forma que haverá convocação dos que se aprovarem, de acordo com a necessidade do órgão, enquanto o edital for vigente.

Desse forma, aqueles que desejam concorrer a estas oportunidades poderão se inscrever a partir da próxima quinta-feira, dia 31 de agosto. Assim, o período de inscrições segue até 17 de setembro, dando pouco mais de duas semanas aos candidatos.

Já aqueles que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição devem se atentar pois o prazo abriu nesta terça-feira, 29 de agosto, e vai até quarta, dia 30.

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Entenda melhor como será o concurso, logo abaixo.

Quais são os cargo para a SEMA?

De acordo com o edital, a SEMA oferta um total de 29 vagas imediatas, todas de nível superior. Nesse sentido, os cargos são de:

  • Engenheiro Florestal, com 13 vagas imediatas e Cadastro de Reserva;
  • Engenheiro Agrônomo, com 1 vaga imediata e Cadastro de Reserva;
  • Biólogo, com 1 vaga imediata e Cadastro de Reserva;
  • Advogado, com 5 vagas imediatas e Cadastro de Reserva;
  • Engenheiro Civil, com 2 vagas imediatas e Cadastro de Reserva;
  • Engenheiro Sanitarista, com 1 vaga imediata e Cadastro de Reserva;
  • Engenheiro Eletricista, com 1 vaga imediata e Cadastro de Reserva;
  • Arquiteto, com 1 vaga imediata e Cadastro de Reserva;
  • Contador, com 1 vaga imediata e Cadastro de Reserva;
  • Analista de Sistemas, com 3 vagas imediatas e Cadastro de Reserva.

Para todas as oportunidades, então, a remuneração é de R$ 9.076,45, com uma jornada de 40 horas por semana e lotação em Cuiabá/MT.

Junto das vagas imediatas, o edital deixa claro que o cadastro de reserva consistirá em candidatos que se classificarem em até 20 vezes o número de vagas de cada cargo. Além disso, estes também deve obter uma pontuação mínima de 50 pontos.

Por fim, o candidato deve conferir se cumpre com todos os critérios de cada especialidade, conforme indica o edital da SEMA. Isto é, sendo a graduação na área, além de registro no órgão de classe, caso necessário.

Quais serão as etapas do concurso?

O concurso da SEMA para cargos de nível superior terá as etapas de:

  • 1ª Etapa: Avaliação da Habilitação, de caráter eliminatório; e
  • 2ª Etapa: Avaliação de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

Desse modo, para investir no cargo a que deseja, o candidato deverá se habilitar e se classificar em ambas as fases.

O que pode ser muito atrativo a vários candidatos é que este concurso não terá uma prova objetiva ou discursiva, por exemplo. Assim, na avaliação de habilitação apenas é necessário anexar, em um único arquivo digital, até o dia 25 de setembro, os seguintes documentos:

  • Cópia do Registro de Identidade (RG) ou documento equivalente, com foto;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
  • Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) conforme requisito de formação do cargo.

Portanto, além de enviar estes documentos, o candidato deve demonstrar que cumpre com os critérios do cargo. Assim, não será habilitado aquele que:

  • Deixar de enviar ou de anexar qualquer um dos documentos necessários;
  • Não atender ao requisito de formação da vaga;
  • Anexar documentação incompleta, irregular, ilegível ou arquivo corrompido.

Então, se não ocorre a eliminação, o candidato passa para a próxima fase do concurso da SEMA, a de avaliação de títulos, ou seja, consistindo no envio de documentos que comprovem sua formação acadêmica, formação continuada e experiência profissional.

Nesse sentido, é importante que o candidato consulte o anexo I do edital. Isto é, documento em que poderá conferir quais são os possíveis títulos a serem avaliados e os documentos para comprová-los.

Como se inscrever?

Os que desejam concorrer às oportunidades da SEMA de Mato Grosso devem, primeiramente, se inscrever na seleção.

Para tanto, é necessário acessar o site da banca examinadora no período correto. Isto é, de 31 de agosto a 17 de setembro. Assim, dentro deste prazo, o candidato poderá preencher o formulário com todas as suas informações.

No entanto, é importante ler o edital na íntegra antes de prosseguir, de forma a estar ciente de todas as regras da seleção.

Por fim, ainda, é necessário pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 28. Contudo, é possível solicitar a isenção desta quantia entre 29 e 30 de agosto. Neste caso, o candidato deve selecionar “Solicitar isenção”, na página do concurso e prosseguir com o procedimento.

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Apenas poderá fazer este pedido aqueles que:

  • Se encontram desempregados; ou
  • Recebem até um salário mínimo e meio; ou
  • São doadores regular de sangue; ou
  • São voluntários da justiça eleitoral ou jurados que atuaram no Tribunal do Júri.

Portanto, será necessário comprovar uma destas situações a fim de obter a isenção da taxa de inscrição.

Como funciona a SEMA de Mato Grosso?

Aqueles que desejam trabalhar na SEMA devem entender melhor o funcionamento do órgão. Nesse sentido, é importante lembrar que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente tem como objetivo:

  • Promover o controle, a preservação, a conservação e a recuperação ambiental;
  • Formular, propor e executar as Políticas Estaduais do Meio Ambiente;
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável em benefício da qualidade de vida do povo mato-grossense.

Portanto, a Secretaria se baseia em alguns valores, quais sejam:

  • Respeito à vida;
  • Defesa do Meio Ambiente;
  • Comprometimento;
  • Ética;
  • Excelência Técnica;
  • Integração;
  • Empatia;
  • Responsabilidade pública.

Foi a Lei Complementar nº 214, 23 de junho de 2005, que realizou a transformação da Gestão Ambiental do Estado de Mato Grosso. Isto é, visto que criou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente ao mesmo tempo que extinguiu a Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Então, esta legislação também criou novas superintendências, tendo posterior complementação por outras leis complementares, no mesmo ano.

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Assim, foi possível ampliar as competências da SEMA para mais áreas como, por exemplo:

  • Resíduos sólidos;
  • Avaliação de impacto ambiental;
  • Fauna e recursos pesqueiros;
  • Acidentes ambientais;
  • Gestão do fogo;
  • Recuperação de áreas degradadas;
  • Outorga de recursos hídricos;
  • Ecossistemas;
  • Parques urbanos.
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