Segunda Guerra Mundial: como pode cair no ENEM?

Confira!

Segunda Guerra Mundial: como pode ser cobrada na prova do ENEM?

Segunda Guerra Mundial, também conhecida como Segunda Grande Guerra, oi um conflito que aconteceu entre os anos de 1939 e 1945.

O assunto é cobrado com frequência por questões de história geral dentro das principais provas do país, com um destaque para a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você possa entender como o tópico pode ser cobrado no seu exame, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão sobre a Segunda Guerra Mundial que foi cobrada na prova do ENEM. Vamos conferir!

Segunda Guerra Mundial: questão do ENEM

(ENEM – 2008) Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política:

“Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”

Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que:

a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos

b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia

c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’

d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas

e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia

Análise da questão:

A resposta correta para a questão da prova do ENEM é a alternativa A, que afirma que Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista, queria possuir o controle de mais territórios do continente europeu além da região dos Sudetos.

O candidato deveria saber que mesmo após ter assumido compromissos na Conferência de Munique, Adolf Hitler se negou a cumprir os acordos contra a expansão do território alemão.

Devemos nos lembrar também de um episódio do ano de 1939, ano de início da Segunda Guerra Mundial, no qual a Alemanha ocupou a Tchecoslováquia.

As outras alternativas estão equivocadas, uma vez que França, Inglaterra e Rússia não tinham queriam impedir a invasão da Tchecoslováquia e o rompimento do acordo compromisso deu início ao conflito e não uma política de ‘apaziguamento europeu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.