Sedentarismo: 5 tópicos para se atualizar para o ENEM ou vestibular

O sedentarismo é um tema atual e que está muito presente na sociedade. Desse modo, torna-se pauta frequente de debates na mídia, nas redes sociais, assim como em projetos sociais e governamentais.

E por isso, vale muito a pena ficar por dentro do assunto, visto que ele poderá ser cobrado em questões e redações de vestibulares, assim como do ENEM.

O que é sedentarismo?

O sedentarismo se caracteriza pela falta e ou então ausência de atividades físicas, e desse modo o indivíduo tem um gasto calórico pequeno, além de uma má alimentação.

A saber, o sedentarismo faz parte do dia a dia de boa parte da população e por isso é considerado um problema de saúde pública.

Para ser considerada uma pessoa sedentária, a pessoa não consegue gastar mais de 2200 calorias semanais com atividades físicas.

Causas

Como falamos acima, o sedentarismo é caracterizado pela ausência de atividades físicas e uma má alimentação. Desta forma, alguns fatores que caracterizam o sedentarismo são, por exemplo:

  • Alimentação industrializada
  • Uso de carro para pequenos trajetos
  • Falta de planejamento de tempo
  • Tabagismo e alcoolismo
  • Não realizar tarefas domésticas básicas
  • Ficar horas na frente de aparelhos eletrônicos

Consequências

O sedentarismo pode desencadear diversas consequências. Podemos citar por exemplo:

  1. Perda de força física
  2. Atrofia muscular
  3. Acúmulo de gordura
  4. Obesidade
  5. Aumento do colesterol
  6. Aumento da pressão arterial
  7. Problemas cardiovasculares – Infarto e AVC
  8. Insônia
  9. Diabetes tipo 2
  10. Problemas articulares

Sedentarismo na infância

O sedentarismo não é exclusivo apenas dos adultos, muitas crianças e adolescentes acabam tornando-se sedentárias por diversos fatores.

A saber, segundo especialistas, várias crianças abandonam o ato de brincar e se exercitar, para ficar horas na frente da televisão, smartphones, tablets, assim como outros eletrônicos.

Além disso, muitas crianças adoram comer alimentos mais calóricos e industrializados como doces, chocolates, refrigerantes, bolacha recheada entre outros.

Como resultado, a saber, podem desenvolver pressão alta, diminuir os hormônios de crescimento, problemas respiratórios, além de aumentar a chance de torna-se uma pessoa obesa.

Atualidades: Causas e consequências da obesidade infantil

Soluções

O sedentarismo está presente em toda a sociedade. Consiste em um dos principais causadores de outros problemas de saúde, de acordo com especialistas.

O acompanhamento com um especialista para ajudar em uma dieta balanceada, além de exames para poder realizar atividades físicas, são primordiais para começar a sair do sedentarismo.

Dentre as principais dicas, podemos destacar:

  • Alimentação balanceada e saudável
  • Fazer pequenos trajetos a pé
  • Realizar atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia
  • Trocar escadas rolantes e elevadores por escadas
  • Realizar atividades domésticas do dia a dia

E então, gostou de conhecer mais sobre sedentarismo? O tema constantemente aparecer em vestibulares e no ENEM. Portanto, mantenha-se atualizado.

Leia também: Atualidades: Características da diversidade cultural no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.