Dicas de temas para treinar para a redação do Enem

A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ocorrerá em janeiro e fevereiro do próximo ano. Desse modo, os participantes estão na reta final dos estudos para as provas. Faltando pouco mais de um mês para o tão temido momento, para muitos, esse é o período de revisar e colocar em prática o que aprendeu na teoria.

Por isso, apresentamos cinco possíveis temas de redação para aqueles que seguem treinando para a prova discursiva, tida por muitos como a mais difícil.

Temas para treinar para da redação do Enem

Os temas da redação do Enem costumam abordar questões da atualidade que podem ser concebidas enquanto um problema, para que o candidato argumente e apresente uma solução. Nesse sentido, a seleção abaixo traz temas que estão em debate neste ano no cenário nacional e mundial. Confira!

1. Fake News e a importância de combatê-las

É possível que as fake news tenham influenciado e muito as últimas eleições no Brasil. Além disso, a ampla disseminação de falsas notícias tem se mostrado um problema de amplitude nacional e traz uma complexidade que carece de debate. Assim, o combate às fake news é um bom assunto para treinar para a redação do Enem.

2. Racismo e o debate sobre tensões raciais

O racismo está em debate há décadas. No entanto, nos últimos anos, vemos a crescente do debate, tendo culminando em atos de amplitude internacional do movimento Black Lives Matter, após casos de violência policial nos EUA motivados por racismo. No Brasil, diversas movimentações foram feitas mesmo na pandemia.

3. Saúde mental em tempos de cyberbullying 

Com o crescente uso das redes sociais por parte de crianças e adolescentes, cresce também o cyberbullying, um dos fatores do aumento de casos de suicídio entre os jovens. Diversas outras questões de saúde mental podem ser abordadas a partir do uso das redes como meio que impõe padrões e dissemina ódio.

4. Evasão escolar no período pós-pandemia

Outra questão em debate é o provável aumento da evasão escolar por conta da pandemia. Instituições como a Unesco e especialistas têm alertado para o risco dos jovens não voltarem à escola na reabertura das escolas. Desse modo, é crucial pensar soluções para combater a evasão e o abandono escolar.

5. A importância do SUS para a saúde pública

Por fim, a pauta é o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de haver muitas críticas ao SUS, muito tem se falado sobre sua importância no combate à pandemia da covid-19. Então é possível que esse tema apareça da redação para que o aluno apresente formas de melhoria do sistema.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.