Sebrae Canvas: ferramenta de planejamentos

Para auxiliar os empreendedores o Sebrae criou o Sebrae Canvas, confira como essa ferramenta pode ajudar no seu negócio!

Para auxiliar os empreendedores o Sebrae criou o Sebrae Canvas, confira como essa ferramenta pode ajudar no seu negócio!

O Sebrae Canvas é uma ferramenta de planejamento desenvolvida pelo Sebrae para ajudar os empreendedores na estruturação do seu negócio. Através da ferramenta é possível ter uma visão holística dos principais pontos que o empreendedor precisa atentar-se para desenvolver o seu modelo de negócio. Além disso, essa ferramenta pode ser utilizada para planejamentos pessoais.

QUAL É A ESTRUTURA DO SEBRAE CANVAS?

A ferramenta é dividida em 4 principais áreas de um negócio abrangendo os principais pontos sobre os clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Seus componentes são:

  • O QUÊ?
  • QUEM?
  • QUANTO?
  • COMO?

O QUÊ?

Qual o valor do seu modelo de negócio? Nesse espaço o empreendedor descreverá com poucas palavras quais são os benefícios que os clientes terão ao comprar o produto ou contratar o serviço oferecido. Nesse sentido o valor não é monetário, mas sim, o valor que o cliente confere à marca ao usufruir do produto ou contratar o serviço.

Por exemplo, quando assinamos um serviço de streaming, não assinamos somente para assistir filmes e séries, mas, principalmente, pela comodidade desse serviço, além do baixo custo, se comparado ao cinema tradicional.

QUEM?

A segmentação de clientes é definida pelo grupo de pessoas que a empresa deseja atingir, é o seu público-alvo. É nesse componente que o empreendedor identificará para quem o produto ou serviço são destinados. Assim, definindo suas principais características, como, idade, estilo de vida, etc. Além desses, são definidos quais canais serão utilizados para esse produto ou serviço chegue até o perfil desejado e como se dará seu relacionamento, tanto na prospecção, quanto na manutenção desse cliente.

QUANTO?

Aqui serão definidas as fontes de receita, ou seja, como empresa vai gerar receita a partir do seu negócio. Quanto e em quais condições os clientes pagarão pelo produto ou serviço que está sendo oferecido.

Além disso, neste passo, também será definida a estrutura de custos necessária para a realização dessa ideia, ou seja, quanto será gasto para colocar em prática esse produto ou serviço. Dessa maneira, o empreendedor compreenderá o valor monetário, ou seja, sua estrutura de custos.

COMO?

Neste último passo serão definidos quais os recursos são necessários para executar o modelo de negócio, ou seja, deverá constar nesse item a proposta do que é preciso para fazer o negócio funcionar. Quais recursos são exigidos para distribuição e para a manutenção do produto e serviço, bem como, as atividades-chave que compõem-se de ações para colocar em prática esse planejamento, se serão necessárias parcerias e como elas agregarão, entre outras medidas necessárias.

Portanto, é possível direcionar as questões e a lógica da ferramenta para planejamentos pessoais, ou ainda, para áreas específicas da empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.