O WhatsApp faz parte da vida de muitas pessoas. Ele se tornou um dos principais meios de comunicação, seja na vida pessoal ou profissional dos cidadãos.
Devido a essa popularidade, muitos criminosos utilizam a ferramenta para aplicar golpes e fazer novas vítimas. Dessa forma, é importante ficar sempre alerta.
Os golpistas se aproveitam de qualquer oportunidade, um descuido momentâneo ou até mesmo o pouco conhecimento que o usuário tem com a tecnologia.
Atualmente, existe um novo tipo de vírus, ou malware, que foi criado justamente para atuar dentro do WhatsApp e enganar os usuários.
Entenda como ele funciona e se proteja.
Novo golpe do WhatsApp
De acordo com empresas de segurança, o novo golpe consiste no roubo de dados pessoais dos usuários. Isso porque, o malware, que é silencioso, armazena todas as informações que foram copiadas durante o funcionamento do aparelho.
Neste sentido, se você copiar uma senha ou alguma informação sigilosa, os golpistas terão acesso a ela. Por isso é importante identificar o vírus e apagá-lo o quanto antes do celular. Veja como fazer isso a seguir.
Como se prevenir
Para que o golpe funcione, o malware tem que entrar no aparelho. Normalmente isso acontece com a implantação de um WhatsApp falso, que pode enviar o link, sendo este o próprio vírus, ou através da instalação de aplicativos externos.
Neste sentido, a dica principal para se prevenir é nunca baixar e instalar programas desconhecidos ou fora da plataforma de aplicativos do seu celular. Além disso, jamais clique em links suspeitos que são enviados para você.
Função de silenciar chamadas desconhecidas
O site WABetaInfo também descobriu na mais nova versão do WhatsApp Beta um recurso que permitirá silenciar chamadas de números desconhecidos. A nova ferramenta trará diversas vantagens, como reduzir interrupções e não ser incomodado por chamadas de spam.
O lançamento vem junto a implementação das Comunidades, uma vez que alguns usuários estão reclamando por estarem sendo abordados por números desconhecidos que fazem parte da comunidade. Assim, a funcionalidade prevê a diminuição dos incômodos.
De acordo com o portal, o novo recurso ficará na seção de configurações. Desse modo, para utilizá-la, será necessário fazer a ativação. Com a ferramenta já habilitada, as chamadas indesejadas só ficarão listadas nas chamadas e no centro de notificações.
Contudo, é importante frisar que a nova funcionalidade para silenciar números desconhecidos ainda está em desenvolvimento e não foi disponibilizada para os usuários beta. Portanto, caso não sejam encontrados problemas graves, ela será liberada para testes.
Recurso de editar mensagens enviadas
O WhatsApp está testando um recurso esperado por muitos usuários. Em breve, será possível editar mensagens já enviadas na plataforma de mensagens. No entanto, a funcionalidade ainda está em desenvolvimento na versão beta do mensageiro para iOS.
Segundo informações do site WABetaInfo, após enviar a mensagem, o usuário terá até 15 minutos para corrigir algum erro ou adicionar alguma informação. Entretanto, para isso, será necessário que o aplicativo esteja em sua última versão. O recurso está sendo testado numa versão de iOS.
Além disso, é possível que haja uma nova atualização que permitirá editar legendas de mídias, sejam elas fotos ou vídeos. Contudo, não há nenhuma previsão oficial de quando a funcionalidade chegará na versão final. Da mesma forma, não se sabe se vai ser exclusivo do iOS ou se também será implementado no Android.