Se você fez concurso PC RJ, fique atento! Saiba quem participa do novo TAF

Confira como será o teste de Aptidão Física e mais detalhes desse certame

Para quem fez concurso PC RJ, é preciso ficar atento para saber quem participa do novo TAF.

Serão cerca de 2.600 candidatos que precisarão passar pelo teste de aptidão física. Assim, o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, já assinou o termo aditivo com a FGV para realização dos testes.

Para quem deseja preencher uma das vagas para Policial Civil, o teste de aptidão física é uma etapa indispensável. Por isso, é importante ficar atento as datas. Quer saber mais? Então, é só ler até a última linha para ficar por dentro de tudo sobre esse assunto.

Novo TAF do concurso PC RJ, saiba mais

O Governador do estado do Rio de Janeiro já assinou o termo aditivo com a FGV, a banca organizadora do concurso PC RJ.

Esse termo diz respeito à realização do novo TAF, teste de aptidão física, que deve ser aplicado para cerca de 2.600 candidatos das vagas do concurso de Policial Civil.

Assim, dentre esses mais de 2 mil convocados, a divisão dos cargos acontece da seguinte forma:

  • 50 candidatos de Auxiliar de Necropsia;
  • 50 candidatos de Técnico de necropsia;
  • 1500 candidatos de investigador;
  • 1000 candidatos de Inspetor.

Segundo informações, desde julho do ano passado, já havia revisão para a realização de um segundo teste de aptidão física para esse concurso.

Contudo, a realização estava sendo impedida por conta do atraso da assinatura do termo aditivo junto a Fundação Getúlio Vargas.

Cronograma do novo TAF do concurso PC RJ

Depois do anúncio feito pelo Governador do Rio de Janeiro, há expectativa para que a publicação do cronograma do teste seja feita dentro de alguns dias.

Com o novo TAF, o Governo do Estado espera ter mais profissionais aptos para a nomeação em caso de vacâncias.

Contudo, é necessário aguardar as próximas informações da Fundação Getúlio Vargas. Assim, os candidatos saberão, com certeza, a data e local da realização do novo TAF.

Como será feito o novo TAF do concurso PC RJ?

Como o cronograma do novo TF ainda não foi publicado, não é possível saber com exatidão como será a aplicação.

Contudo, é possível observar a primeira fase da aplicação dos testes de aptidão física da Polícia Civil, para ter uma noção de como será essa nova etapa.

Na primeira fase, que ocorreu entre os meses de junho e julho do ano passado, foram cobrados os seguintes exercícios:

  • Flexões de cúbito ou braço;
  • Flexões abdominais;
  • Corridas de velocidade;
  • Corridas de resistência.

Para saber os parâmetros de metragem e tempo, é preciso ficar de olho nos editais. Uma vez que, o teste é válido tanto para candidatos do sexo masculino, quanto para o sexo feminino.

Primeira turma do curso de formação

Ainda segundo Cláudio Castro, a Acadepol, a Academia de Polícia do estado do Rio de Janeiro deve receber as turmas que tiveram aprovação para o curso de formação até junho deste ano.

Assim, a expectativa é que até o final de 2023, os candidatos aprovados em todas as fases do concurso PC RJ já estejam trabalhando na corporação.

Como o resultado dos testes de saúde já foram divulgados pela PC, as próximas fases devem ser o curso de formação profissional, feito na Acadepol (Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra) e a prova de investigação social.

Aumento na oferta de vagas do concurso da Polícia Civil

Quando foi anunciado, em meados de 2012, o edital do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciava a disponibilidade de cerca de 400 vagas para preenchimento imediato.

Desse modo, as vagas abrangiam 7 carreiras, sendo elas: técnica de necropsia, auxiliar de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado.

Segundo o edital, os maiores salários disponíveis poderiam ultrapassar os R$18 mil por mês. Contudo, já no primeiro mês de 2023, o governo do estado anunciou um aumento na quantidade de vagas disponíveis, passando a ofertar 561 oportunidades neste novo certame.

Com isso, as chances de entrar para a corporação e alcançar um dos cargos com melhores remunerações da polícia aumentaram. Assim, abre portas para um número maior de profissionais que desejam seguir a carreira militar como Policial Civil.

Por isso, fique de olho nos prazos para realizar o novo TAF do concurso PC RJ. Sendo assim, não perca a sua chance de entrar para a Academia de Polícia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.