É normal se sentir inferior a outra pessoa?
O que você faz ao se sentir inferior a outra pessoa? Você toma alguma atitude com relação a isso, ou simplesmente se esquiva da situação? Pense sobre isso!
Embora seja comum nos sentirmos inferiores em alguns momentos de nossas vidas, sentir isso o tempo todo pode ser um dos sinais de baixa autoestima e ausência de amor-próprio.
Por isso, fizemos este conteúdo para que você possa pensar sobre esse assunto com mais clareza. Acompanhe-nos!
É normal se sentir inferior a outra pessoa?
Em algumas circunstâncias é normal se sentir inferior a outra pessoa. No entanto, quando esse complexo de inferioridade acontece de maneira constante, e nos mais diversos âmbitos da vida da pessoa (como vida pessoal, relacionamento amoroso, vida profissional, etc.), devemos ficar alertas.
Afinal, é comum nos sentirmos intimidados por pessoas que possuem habilidades profissionais ou intelectuais que ainda não temos. Mas, quando essa inferioridade aparece em toda e qualquer relação, um problema de autoestima pode estar sendo denunciado.
Ou seja, nem sempre é normal se sentir inferior a outra pessoa. Apenas em ocasiões pontuais.
Características do complexo de inferioridade
Para que você possa analisar se é normal se sentir inferior a outra pessoa, avalie algumas características do complexo de inferioridade.
Assim você poderá ter uma visão mais clara sobre a sua questão pessoal e, com isso, poderá entender se é algo relacionado a um complexo maior, ou um sentimento de inferioridade pontual. Veja:
1. Comparação excessiva
Você tem o costume de se comparar o tempo todo, independente do local em que você esteja? Veja alguns exemplos e faça a sua autoanálise:
- Você se compara em uma festa, sentindo-se uma pessoa “mal arrumada” ou “mal vestida com relação aos outros.
- A comparação aparece nos almoços em família, quando você fica observando os seus familiares e diminuindo-se com relação a eles.
- No dia a dia do trabalho, você vive se diminuindo e comparando-se com relação aos seus colegas, chefe, etc.
- No seu relacionamento amoroso isso também acontece e, inclusive, você crê que não merece o seu parceiro, que é “bom demais”.
- Na roda de amigos você crê que a sua vida é a menos desenvolvida e menos interessante.
2. Alta sensibilidade a críticas
Quando uma pessoa critica você, qual a sua reação? Sentir-se extremamente ofendido? Sofrer? Chorar? Pense sobre isso! Pois se sentir inferior a outra pessoa é uma coisa, sentir-se completamente incapaz perto dela é outra.
3. Ausência de amor-próprio e baixa autoestima
A sua autoestima está ausente? E o amor-próprio, como anda? Esses pontos também podem denunciar que você não está apenas se sentindo inferior uma vez ou outra, mas sim, sente-se assim em quase todos os contextos da sua vida.
4. Comportamento esquivo e defensivo
Você foge das relações sociais o tempo todo? Ou, pior do que isso, está sempre se fechando das relações, defendendo-se de tudo o que pode chegar perto de você?
Bem, se isso acontece de modo recorrente, talvez o complexo de inferioridade seja uma realidade. Consulte um psicólogo!
5. Busca por aprovação alheia
Uma pessoa com complexo de inferioridade também costuma buscar aprovação alheia para tudo. É o seu caso?
Então busque a psicoterapia para lidar com esse costume de se sentir inferior a outra pessoa. Você é mais incrível e especial do que imagina! Valorize-se.