Qual a relação entre sono e saúde mental?

A relação entre sono e saúde mental pode ser observada, superficialmente, em um dia que acordamos com mais sono e com a sensação de exaustão.

Basta uma noite mal dormida para que tudo em nossa rotina passe a ser mais desgastante do que o normal. Como consequência, picos de estresse surgem, problemas de concentração atrapalham a entrega de atividades e o foco deixa de fazer parte das nossas ações.

Tudo isso, em um único dia, já é capaz de impactar o nosso equilíbrio e bem-estar. Agora, imagine este tipo de efeito no longo prazo, quando todas as noites somam horas de sono mal dormido e de incontáveis momentos despertando com qualquer estímulo externo.

Parece algo desgastante de se imaginar, não é mesmo? E realmente é. Por isso, hoje vamos falar da relação entre sono e saúde mental e quais são as formas de encontrar uma rotina mais equilibrada para ambos. Acompanhe.

Qual a relação entre sono e saúde mental?

A privação do sono tende a aumentar o estresse ao longo do dia, além de deixar o sujeito com um humor muito mais irritado. Algumas pessoas podem, inclusive, demonstrar sinais de agressividade, mesmo sem se dar conta disso.

A sensação de exaustão, em longo prazo, pode impactar em outros pontos de nossa saúde, como por exemplo, na saúde cardiovascular e, obviamente, cerebral.

A memória é afetada, a concentração diminui, a ansiedade surge, os batimentos podem descompassar e, a partir disso, todo o bem-estar da pessoa passa a ser posto à prova.

As perturbações do sono podem ainda elevar os sintomas de depressão e ansiedade de pacientes já diagnosticados, dificultando assim a recuperação mais rápida. Entenda mais a seguir.

1- A privação do sono eleva o estresse de “pequenos” impasses

Quando o nosso corpo não descansa o suficiente, a tendência é que tenhamos maiores chances de nos irritarmos com as coisas em nossa volta. Como consequência, até mesmo aquele “pequeno problema” do dia-a-dia é capaz de gerar picos de estresse “estratosféricos”.

Em longo prazo, o estresse acima da média é capaz de levar o sujeito ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e distúrbios do sono cada vez mais instaurados (como a insônia).

2- O ciclo da ansiedade e da privação do sono

Para que possamos ilustrar este tópico, imagine que você tem algo muito importante para fazer na manhã seguinte. Agora, pense na ansiedade que invade os seus pensamentos e o seu corpo, na hora que você vai se deitar. Imagine como é conseguir “pegar no sono” com toda essa agitação. Parece difícil imaginar uma boa noite de sono nessas condições, não é mesmo?

Por isso que podemos dizer que o ciclo da ansiedade e da privação do sono pode ser bastante desgastante. Basta uma crise de ansiedade para não conseguir dormir e, basta não conseguir dormir para que os índices de ansiedade se elevem com o passar do tempo.

É preciso quebrar este ciclo, para assim, o sujeito voltar a ter qualidade de vida. Caso contrário, o desequilíbrio químico, mental e físico serão extremamente desgastantes no longo prazo.

Como manter uma boa relação entre sono e saúde mental?

Entendida que a relação entre sono e saúde mental é direta, como fazer para manter o equilíbrio neste relacionamento? Algumas medidas podem ajudar:

  • Psicoterapia: Manter os seus impasses psíquicos equilibrados é importante para conseguir dormir com menos preocupações à noite. Escute-se!
  • Autoconhecimento: Em paralelo à psicoterapia, o autoconhecimento vem como uma chave para a inteligência emocional e a diminuição do estresse e ansiedade.
  • Higiene do sono: Praticar a higiene do sono, preparando-se calmamente para a noite de sono, é um passo crucial para o descanso.
  • Alimentação saudável: Cuidado com o que você come à noite, isso também impacta na qualidade do seu sono.
  • Não guarde as suas dores: Guardar as dores, e os questionamentos da vida, apenas sobrecarregará o seu psicológico, impactando no seu sono e criando um ciclo de noites mal dormidas.
  • Pratique exercícios: Lembre-se que seu corpo precisa gastar energias para conseguir dormir à noite.

Siga as nossas dicas e mantenha hábitos saudáveis, para assim ter uma boa relação entre sono e saúde mental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.