O que comer à noite para evitar “assaltar a geladeira”

“Assaltar a geladeira” se tornou rotineiro na vida de quem não sabe o que comer à noite para evitar o aumento do apetite ao longo da madrugada.

Afinal, muitas pessoas queixam-se de acordar no meio da noite sentindo fome. Muitas vezes, a fome é tão intensa que é necessário beliscar o resto da janta ou de algum lanche que tenha sido comprado.

No entanto, além de essa ser uma prática prejudicial para a saúde como um todo, ela pode acarretar o aumento de gordura corporal, afetando até mesmo a autoestima.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo para lhe ajudar a ter uma janta mais equilibrada e que evite o aumento de apetite ao longo da noite. Acompanhe!

O que comer à noite para evitar a fome no meio da madrugada

Para evitar a fome no meio da madrugada é essencial que você consuma fibras na janta. Isso porque as fibras tendem a elevar a sensação de saciedade, além de que a digestão costuma ser um pouco mais lenta e melhorada.

Mas além disso, é importante frisar que o consumo de fibras não deve ser em grandes quantidades. Isto é, o nosso corpo foi feito para se alimentar e digerir ao longo do dia, sendo assim, grandes quantidades de comida antes de dormir podem prejudicar tanto o sono quanto o nosso índice de gordura corporal.

Dentre as comidas recomendadas para serem consumidas à noite, podemos destacar:

  • Frutas como kiwi, abacate, coco e morango;
  • Oleaginosas;
  • Pipoca caseira e sem gordura;
  • Vegetais como brócolis, rúcula, espinafre, agrião e alface;
  • Sopa de legumes;
  • Ovos e carnes magras;
  • Frango assado, grelhado ou cozido;
  • Preparos com aveia (como omelete e panquecas);
  • Lentilha, milho e feijão (em quantidades pequenas);
  • Leite de soja.

Vale criar cardápios com pequenas porções de alimentos ricos em fibras para deixar o preparo mais saboroso, saudável e equilibrado. Pois apesar de serem indicados para quem quer saber o que comer à noite, estes alimentos não devem ser consumido em demasia.

Por isso, a melhor alternativa sempre será conversar com o seu nutricionista para saber a quantidade correta para o seu tipo metabólico.

Evite alimentos com alto índice glicêmico

Alimentos com baixo índice glicêmico são recomendados para comer à noite, isso porque possuem menos carboidratos que são responsáveis por aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Esse controle glicêmico é muito importante para diminuir as chances de desenvolver doenças como diabetes, ou então, provocar o aumento de peso e até mesmo do colesterol e triglicerídeos.

Portanto, siga as nossas dicas que demos acima e inclua alimentos que sejam mais leves e saudáveis. O segredo está em manter tudo em equilíbrio e não abusar de  preparos industrializados, por exemplo.

Troque preparos como miojo, pizzas prontas e outros tipos de alimentos por alguns preparos caseiros, como sopas, cremes e até mesmo purê de cenoura, por exemplo. Assim você mata a fome, sabe o que comer à noite e ainda diminui a chance de acordar com apetite ao longo da madrugada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.