7 nutrientes que melhoram a imunidade

O sistema imunológico é a primeira barreira do nosso corpo contra o ataque de vírus e outros micro-organismos, por isso é tão importante mantê-lo saudável e fortalecido. Alguns alimentos são capazes de atuar na prevenção de doenças justamente por ajudar a manter a saúde do nosso sistema de defesa. Quando a nossa imunidade está alta, além de não ficarmos doentes, também ficamos mais dispostos e dormimos melhor. Veja, a seguir, alguns nutrientes essenciais para a saúde do nosso organismo e os alimentos onde você pode encontrá-los:

 

  • Vitamina C: a vitamina mais conhecida por todos como a protetora do nosso corpo contra gripes e resfriados. É importante saber que ela não cura a gripe, e sim a previne – por isso devemos consumir alimentos ricos nessa vitamina diariamente para melhorar a nossa imunidade. Você pode encontrá-la não só na laranja, mas também na goiaba, tangerina, limão, caju, maracujá, pimentão amarelo, acerola e tomate.

 

  • Ferro: esse mineral é fundamental para manter a circulação e a oxigenação do nosso sangue, mantendo nossas células saudáveis. Além das carnes, o ferro também está presenta na gema de ovo. As folhas verde-escuras, assim como o feijão, possuem ferro, porém esse ferro precisa de vitamina C para ser absorvido.

 

  • Vitamina D: além de manter os ossos saudáveis, a vitamina D é importante para aumentar a nossa imunidade. Você pode obter vitamina D através da exposição ao sol, principalmente, mas também vai achar essa vitamina em alimentos como ovos e em peixes gordurosos como o atum, a sardinha e o salmão.

 

  • Zinco: o zinco é um mineral importantíssimo para a produção de células de defesa. As principais fontes de zinco são as carnes, sementes de abóbora, amendoim e soja.

 

  • Vitamina E: poderoso antioxidante, que auxilia o corpo no combate ao ataque dos radicais livres – substâncias provenientes do cigarro, poluição e estresse e no aumento da imunidade. Essa vitamina está presente nas castanhas, azeite e sementes de linhaça.

 

  • Selênio: o selênio também é um mineral que atua no combate aos danos provocados pelos radicais livres e na saúde das nossas células. O selênio é encontrado principalmente nas castanhas e sementes, com destaque para a Castanha-do-Pará, alimento riquíssimo nesse mineral.

 

  • Ácido fólico: nutriente importante para a síntese das células de defesa e no fortalecimento do sistema nervoso. As principais fontes de ácido fólico são os vegetais verde-escuros, como a couve, o espinafre, o brócolis, o agrião e a rúcula.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.