Como melhorar a circulação sanguínea – Veja dicas importantes

Melhorar a circulação sanguínea é indispensável para garantir que todos os órgãos e tecidos do corpo recebam nutrientes, vitaminas, minerais e oxigênio em uma quantidade adequada.

Sendo uma das principais funções vitais do nosso organismo, a circulação está associada com o nosso bem-estar, nossa disposição e até mesmo nossas funções cerebrais, como a memória.

Por conta desses fatores, trouxemos informações valiosas para que você possa manter a saúde dos vasos sanguíneos, e assim melhorar a circulação como um todo. Veja abaixo.

Como melhorar a circulação sanguínea

Antes de qualquer coisa, é importante que você também se atente para os sinais de que a circulação sanguínea não está funcionando da forma correta. São eles:

  • Fraqueza constante;
  • Problemas de memória;
  • Extremidades do corpo que ficam geladas facilmente;
  • Varizes;
  • Inchaços nas pernas e nos pés;
  • Problemas digestivos;
  • Dificuldades para manter a concentração e o foco;
  • Pele ressecada e escamosa.

Se você tem se deparado com esse tipo de sintoma, então veja, a seguir, como você poderá melhorar a circulação sanguínea de maneiras simples.

1- Pratique atividades físicas que trabalhem, principalmente, as panturrilhas

Certamente você já deve ter ouvido falar que as nossas panturrilhas são o nosso “segundo coração”, não é mesmo? Isso se deve ao fato de que essa parte do corpo é responsável por enviar “de volta” o sangue que desce para as pernas e pés.

Por isso, é importante manter as panturrilhas tonificadas para que essa função aconteça da melhor forma possível.

Além disso, os exercícios físicos por si só são capazes de acelerar os batimentos cardíacos e desencadear uma melhor circulação sanguínea.

2- Não fique muito tempo na mesma posição (seja sentado, ou em pé)

É importante que você intercale as posições do corpo, ao longo do dia. Sendo assim, se você trabalha muito tempo sentado, procure caminhar, de tempos em tempos, por alguns minutos ao longo do dia, para ativar a circulação sanguínea.

O mesmo vale para quem fica muito tempo em pé: sente-se, agache-se e faça movimentos diferenciados, evitando a mesma posição por muito tempo.

3- Consuma alimentos que elevem a qualidade das suas artérias e melhoram a circulação sanguínea

Você sabia que a sua alimentação pode impactar diretamente na qualidade das suas artérias e, consequentemente, na sua circulação sanguínea? Isso mesmo!

Portanto, procure sempre consumir alimentos orgânicos e saudáveis, como frutas, verduras e legumes, além de cereais integrais e alimentos ricos em fibras, que são responsáveis por eliminar toxinas e melhorar a nossa saúde como um todo.

4- Corte o consumo de cigarro

O cigarro é capaz de fazer com que o nosso corpo ingira grandes quantidades de toxinas que, no curto, médio e longo prazo, podem afetar diversas funções do nosso corpo.

Dentre os efeitos nocivos, podemos citar a diminuição na espessura dos vasos sanguíneos, que consequentemente acarreta em uma circulação mais lenta e difícil.

Desse modo, procure evitar e cortar por completo o consumo de cigarro, por mais difícil que isso possa parecer. Afinal, você estará dando uma chance de o seu corpo ter mais saúde e bem-estar, garantindo uma vida mais agradável para você.

 

Cuide da sua saúde sanguínea, mantenha uma vida ativa e garanta que a circulação seja capaz de levar nutrientes para todas as células do seu corpo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.