Bebida alcoólica deve ser evitada após vacinação

photo-1576765974028-008094730ee4
Banco de Imagens: Unsplash

Em tempos de cuidados com a saúde, toda medida de proteção é válida e se tratando de vacinação, a cautela deve ser ainda maior, já que para muitas doenças, a imunização ainda é o único meio de prevenção.

Atualmente, toda a população mundial está na expectativa em relação à vacinação contra a Covid-19. Muitos, inclusive, já garantiram as doses de proteção, entretanto, entre as recomendações dos profissionais de saúde para esta e qualquer outra vacina está o ato de evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Apesar de o álcool não reduzir a eficiência da vacina, ele pode afetar o sistema imunológico, responsável por produzir os anticorpos após a aplicação da bactéria ou vírus, seja ele atenuado ou inativado.

Diante disto, após ser imunizado, o mais indicado é reduzir o consumo de bebidas por pelo menos quatro semanas.

Bebida alcoólica X Vacina

photo-1462664450306-25ad625a342b
Banco de Imagens: Unsplash

As vacinas são preparações biológicas, que fornecem imunidade adquirida ao organismo diante de um agente patógeno, ou seja, promovem uma reação protetiva do organismo a determinado vírus ou bactérias.

A composição das vacinas pode ter desde parte do vírus atenuado, como também inativados, além disso, algumas ainda são feitas apenas com o material genético do patógeno.

Ao introduzir este vírus ou bactérias no organismo, esperando uma reação de proteção do sistema imunológico; é extremamente importante que o corpo responda de forma eficiente, produzindo os anticorpos certos.

Para que isso aconteça, o consumo exagerado de álcool deve ser evitado, pois a bebida acaba afetando as células de defesa do sistema imunológico, tornando-o mais fraco na hora de produzir os anticorpos que reagirão ao vírus da vacina.

Visto que a produção desses anticorpos gira em torno de quatro a seis semanas, durante este período, reduzir o consumo ou caso seja possível, evitar o álcool, sem dúvidas pode ajudar o organismo a lidar melhor com o processo de defesa.

Após isso, caso o organismo se infecte com o micro-organismo real, o corpo saberá como reagir.

 

Leia também: Vacinação da Covid em grávidas deve ser decidida de forma individualizada

Reações pós-vacina

photo-1552081844-512cf156e161
Banco de Imagens: Unsplash

Para quem já garantiu a proteção contra a covid-19 através da vacinação e apresentou alguma reação adversa, saiba que isso é normal, não só para este vírus, como também, durante a imunização de outras patologias.

Isso ocorre porque ao se deparar com o vírus, o corpo acaba gerando uma reação inflamatória a essa “matéria estranha”, ou seja, começa a produzir os anticorpos adequados para combater a doença. Esta inflamação pode resultar em quadros febris, mal estar e dor no local.

Vale destacar, que a vacina em hipótese alguma causa a doença, como muitos acabam acreditando, já que ela é produzida com o vírus atenuado ou inativado.

Ademais, o mais importante é se vacinar, assim que possível e durante as primeiras semanas dar uma controlada no consumo de álcool, para que o sistema imunológico esteja forte e não sofra qualquer interferência na hora de responder ao estímulo da vacina.

Em relação à vacinação da Covid-19, mesmo após garantir as duas doses, vale lembrar que as medidas protetivas como uso de máscara, distanciamento social e assepsia das mãos de forma recorrente devem ser mantidas até que seja garantida a segurança sanitária do país.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.