Retorno do MEI na área de alimentação
Retorno requer atenção redobrada com segurança e higiene.
O protocolo de retomada apresenta recomendações de saúde e higiene específicas para a área de alimentação de diferentes modelos de negócios, como delivery e comida de rua.
Primeiramente, o MEI vai precisar reinventar seu modelo de negócio para se adaptar a retomada, principalmente em questões relacionadas a segurança e higiene.
Sabemos que a pandemia do coronavírus causou uma grande crise, porém estamos vivendo um momento de retomada gradativa das atividades econômicas de alguns estados.
O Sebrae sabendo das regras rígidas para retornar gradualmente as atividades, preparou um “Protocolo de retomada” específico para esse perfil de empreendedor.
Portanto, é preciso estar atento aos cuidados e assegurar que os clientes possam voltar a consumir alimentos com a garantia das condições de saúde e higiene.
Como será a retomada
Primeiramente, a orientação é que os empreendedores fiquem atentos aos decretos e demais regulamentos vigentes na sua região.
De preferência, siga as orientações de saúde e higiene de acordo com a OMS, Anvisa, Ministério da Saúde etc.
Primeiramente o protocolo apresenta os cuidados com a segurança e saúde para o MEI do setor de alimentação.
Com tudo, no caso de empreendimentos mais completos de alimentação, deverá ser seguido o protocolo para bares, restaurantes e lanchonetes.
Porém, não há evidências de que o vírus possa ser transmitida através dos alimentos, mas de acordo com a OMS é sensível às temperaturas utilizadas para o cozimento de alimentos.
É necessário que os cuidados também sejam redobrados nas relações com os colaboradores, fornecedores e clientes.
Lembrando que os clientes estão cada vez mais atentos a essas exigências também, e o futuro dos negócios irá depender desses cuidados.
Cuidados de saúde e higiene no local de trabalho
- Higiene do local, equipamentos e utensílios
- Manter o local de trabalho com sinalização das orientações
- Os utensílios lavados se possível, em máquinas de lavar.
- Manter a limpeza de máquinas de cartão, celular, telefone e teclado do computador.
- Cardápios, mesas e cadeiras devem ser higienizados após cada uso
- Alimentos e embalagens devem ser higienizados.
Atenção aos clientes
- Manter os clientes informados de todos os cuidados que estão tomando.
- Treinar a equipe para falar com segurança sobre as medidas de seguranças.
- O atendimento deve ser agendado
- Ofereça álcool em gel
- Coloque burrificadores com álcool 70% para os sapatos ou tapetes.
- Oriente os clientes sobre os cuidados para evitar aglomerações
- Se possível, altere horários de abertura para haver revezamento dos clientes.
Cuidados com o delivery
As entregas devem ser feitas com muito cuidado e atenção ao cliente:
- Redobrar cuidados de saúde e higiene com o manuseio dos alimentos e embalagens
- Manter as embalagens protegidas e bem armazenadas
- Lacrar os produtos para que não haja risco de violação e contaminação.
- Não colocar bolsas de transporte no chão
- O empregador deve usar as medidas de higiene para sua proteção e do cliente.
- Evitar o contato com dinheiro, de preferência receber os pagamentos feitos com cartão
Portanto, seguindo com todos os métodos de segurança, aos poucos tudo vai ser normalizando.
Fiquem atentos a todas as normas de saúde e higiene que mencionamos no link e adeque seu negócio com todos os cuidados.