Saúde: diabéticos devem tomar certos cuidados com seus pés (saiba mais)

É preciso se informar sobre os perigos da doença

O dia mundial dos diabéticos é nesta segunda-feira (14/11). Todavia, a diabete mellitus é uma doença comumente relacionada à ingestão de açúcar e a falta de absorção de insulina ou sua má assimilação. A data propicia a realização de campanhas em todo o mundo na busca de uma maior conscientização e de uma prevenção.

A data foi escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde no ano de 1991. De acordo com as estatísticas, cerca de 537 milhões de pessoas no mundo, em 2021, tinham a doença. Ademais, O número de mortes causadas pela enfermidade atingiu impressionantes 6,7 milhões.

A doença normalmente está associada ao sobrepeso. Por essa razão, quem tem diabetes deve investir em atividades físicas e em uma alimentação saudável. Em síntese, os médicos recomendam cerca de duas horas e trinta minutos de exercícios por semana, de modo a controlar melhor a doença.

É preciso evitar a ingestão de açúcares em geral, doces e bebidas, equilibrando o consumo de massas e alimentos processados. Aliás, os sintomas mais comuns são sede e fome excessivas, vontade constante de urinar, emagrecimento, fraqueza e desânimo. O diagnóstico é feito através de um exame de sangue.

Impactos da doença na saúde

A diabetes é uma doença que requer inúmeros cuidados. São vários os impactos na saúde, podendo causar inclusive mudanças nos membros inferiores, na articulação dos pés, com o chamado pé diabético. Dessemodo, ele se caracteriza por ocasionar uma infecção, ulceração ou a destruição de tecidos profundos no paciente.

O pé diabético está associado a alterações neurológicas e diferentes graus de doença arterial oclusiva, na extremidade inferior do corpo humano. Desse modo, cerca de dois a dez por cento dos pacientes com diabetes apresentam um quadro de úlceras nos pés, o que pode causar cerca de 85% das amputações de membros inferiores.

É preciso que o paciente fique atento aos sintomas que podem ser de alteração na cor da pele, secura, calos, pequenas feridas e úlceras nos pés. Para quem tem a doença, é importante se prevenir, observando cuidadosamente os pés, mantendo-os higienizados, e utilizando meias de material natural.

O paciente também tem que tomar cuidado ao cortar as unhas, hidratando a pele, escolhendo um calçado certo, além de controlar a glicose em seu dia a dia. Quem tem diabetes deve ficar atento a qualquer sinal e ir a um médico sempre que achar necessário, além de controlar seus hábitos. 

Dia mundial da Diabetes

A princípio, a campanha do Dia Mundial da Diabetes deste ano aposta no reforço da educação, em busca de conscientizar as pessoas dos perigos relacionados à doença. Seu lema é “Educação para proteger o amanhã”. A OMS aposta na divulgação sobre os sintomas e para o seu diagnóstico precoce.

O ponto central da campanha está relacionado a um maior acesso à educação qualificada tanto para profissionais da área de saúde, quanto para pacientes com a enfermidade. Cerca de 10% dos adultos em todo o mundo convivem com a doença, sendo que muitos deles nem sabem.

Uma das sequelas dos diabéticos é a relacionada à perda de visão, causadas pela falta de acompanhamento médico. Isso porque o excesso de açúcar no sangue complica a circulação e o sistema circulatório. Normalmente uma hemorragia no olho causa a cegueira no paciente diagnosticado com diabetes.

Analogamente, a doença também pode causar danos no coração, nos rins e nos nervos. Dessa maneira, a OMS recomenda um exame anual de visão, tratamento e cuidado para quem tem a diabetes. Vale ressaltar que a enfermidade pode aparecer em qualquer idade, principalmente em quem possui familiares com o diagnóstico.

Conclusão

A diabetes é uma doença silenciosa cuja progressão se dá sem que o paciente saiba. Por essa razão é preciso um maior investimento em educação e no acompanhamento médico. Em suma, a OMS afirma que quem tem a doença passa 95% de seu tempo se cuidando. O indicado é que nos primeiros sintomas se vá a um médico.

Para a organização, é imprescindível ampliar o acesso à educação em busca de entender a condição e os cuidados necessários a sua rotina diária, de forma que o paciente possa ter uma vida saudável, sem maiores complicações. Em conclusão, deve-se tomar cuidado com o sobrepeso e a obesidade, tendo uma vida salutar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.