Geografia: O que estudar sobre o planeta Vênus

Imagine um mundo terrivelmente quente coberto por nuvens espessas derramando chuva ácida sobre uma paisagem vulcânica. Acha que não poderia existir? Bem, é verdade, e seu nome é Vênus. Esse mundo inabitável é o segundo planeta a partir do Sol e erroneamente chamado de “irmã” da Terra. Tem o nome da deusa romana do amor, mas se os humanos quisessem viver lá, não o acharíamos nada acolhedor, então não é exatamente um gêmeo.

Vênus da Terra

O planeta Vênus aparece como um ponto de luz muito brilhante nos céus da manhã ou da noite na Terra. É muito fácil de localizar e um bom planetário para desktop ou aplicativo de astronomia pode fornecer informações sobre como encontrá-lo.

Como o planeta está coberto por nuvens, no entanto, olhar para ele através de um telescópio revela apenas uma visão sem características. Vênus, entretanto, tem fases, assim como nossa Lua. Portanto, dependendo de quando os observadores olham para ela através de um telescópio, eles verão uma meia ou crescente ou uma Vênus completa.

Vênus em números

O planeta Vênus fica a mais de 108 milhões de quilômetros do Sol, apenas cerca de 50 milhões de quilômetros mais perto do que a Terra. Isso o torna nosso vizinho planetário mais próximo. A Lua está mais perto e, claro, existem asteroides ocasionais que vagueiam mais perto de nosso planeta.

Com aproximadamente 4,9 x 10 24 kg, Vênus também é quase tão massivo quanto a Terra. Como resultado, sua atração gravitacional (8,87 m / s 2 ) é quase a mesma que na Terra (9,81 m / s 2). Além disso, os cientistas concluem que a estrutura do interior do planeta é semelhante à da Terra, com um núcleo de ferro e um manto rochoso.

Vênus leva 225 dias terrestres para completar uma órbita do sol. Como os outros planetas do nosso sistema solar , Vênus gira em torno de seu eixo. No entanto, não vai do oeste para o leste como a Terra; em vez disso, ele gira de leste para oeste. Se você vivesse em Vênus, o Sol pareceria nascer no oeste pela manhã e se pôr no leste à noite! Ainda mais estranho, Vênus gira tão lentamente que um dia em Vênus equivale a 117 dias na Terra.

A atmosfera venusiana

A atmosfera de Vênus é ainda mais infernal do que sua superfície vulcânica ativa. A espessa manta de ar é muito diferente da atmosfera da Terra e teria efeitos devastadores sobre os humanos se tentássemos viver lá.

Consiste principalmente em dióxido de carbono (~ 96,5%), embora contenha apenas cerca de 3,5% de nitrogênio. Isso contrasta fortemente com a atmosfera respirável da Terra, que contém principalmente nitrogênio (78%) e oxigênio (21%). Além disso, o efeito que a atmosfera tem no resto do planeta é dramático.

Aquecimento Global em Vênus

O aquecimento global é um grande motivo de preocupação na Terra, especificamente causado pela emissão de “gases de efeito estufa” em nossa atmosfera. Conforme esses gases se acumulam, eles prendem o calor próximo à superfície, fazendo com que nosso planeta aqueça. O aquecimento global da Terra foi exacerbado pela atividade humana.

No entanto, em Vênus, aconteceu naturalmente. Isso porque Vênus tem uma atmosfera tão densa que retém o calor causado pela luz solar e pelo vulcanismo. Isso deu ao planeta a mãe de todas as condições de estufa. Entre outras coisas, o aquecimento global em Vênus eleva a temperatura da superfície a mais de 800 graus Fahrenheit (462 C).

E então, gostou de conhecer mais sobre Vênus?

Não deixe de ler também – Supernova: Entenda a explosão catastrófica das estrelas gigantes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.