Quem faz aniversário em março tem até esta quinta-feira (31) para optar pela sistemática do saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Qualquer trabalhador que tenha conta para depósito do FGTS tem o direito de sacar parte do valor do Fundo uma vez por ano.
Quando a Caixa abre uma conta para o trabalhador no FGTS, automaticamente ele está inserido na sistemática saque rescisão. Nessa sitemática o trabalhador só pode sacar o dinheiro do Fundo quando o contrato de trabalho é rescindido.
Contudo, desde 2019, foi criado o saque aniversário. Essa modalidade permite, como foi dito acima, sacar parte do dinheiro do FGTS uma vez por ano, por ocasião do seu aniversário.
Quem quiser ter acesso a esse valor deve aderir à sistemática.
Onde solicitar a adesão ao saque aniversário do FGTS?
O trabalhador que quiser aderir à sistemática deve fazer uma solicitação ou no site da Caixa Econômica, ou no aplicativo FGTS, internet banking da Caixa ou mesmo nas próprias agências.
Como funciona?
O saque aniversário requer que o trabalhador efetue o cadastro até o ultimo dia do mês do seu aniversário. O saque, por seu turno, pode ser feito tanto no mês de aniversário como nos dois meses seguintes ao mês do aniversário. Por exemplo, se o trabalhador faz aniversário em março, ele pode sacar o dinheiro em março, abril e maio, ou seja, pode sacar o valor de 01 de abril até 31 de maio. A lógica é a mesma para quem faz aniversário em outros meses.
Entretanto, se o trabalhador que faz aniversário em março, aderir a modalidade depois do dia 31 (quinta-feira), ele só poderá efetuar o saque no ano seguinte, em 2023.
Calendário para saques em 2022
Nascidos em janeiro– saques de janeiro a março
Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril
Nascidos em março – saques de março a maio
Nascidos em abril – saques de abril a junho
Nascidos em maio – saques de maio a julho
Nascidos em junho – saques de junho a agosto
Nascidos em julho – saques de julho a setembro
Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro
Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro
Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro
Nascidos em novembro – saques de novembro de 2022 a janeiro de 2023
Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2022 a fevereiro de 2023
Atenção
Se você aderir ao saque aniversário, não poderá mais sacar o saldo total do seu FGTS quando seu contrato de trabalho for rescindido, ou seja, quando você for demitido. Contudo, a modalidade não impede que o trabalhador receba a multa rescisória de 40% sobre o valor que o empregador deposita na Conta.
O trabalhador pode desistir da modalidade, contudo, seja quando for que o pedido de desistência for feito, ele só voltará para a modalidade saque rescisão depois de dois anos.
Veja também: Saque do FGTS: onde investir?