São Paulo lança programa para combater a evasão escolar na rede municipal - Notícias Concursos

São Paulo lança programa para combater a evasão escolar na rede municipal

Na tarde de ontem, dia 3 de setembro, a prefeitura de São Paulo lançou um programa de combate à evasão escolar na rede municipal. O objetivo é de reforçar as ações de enfrentamento à evasão nas unidades de ensino da capital.

Desse modo, a rede municipal vai aderir ao plano de busca ativa desenvolvido pelo Unicef. Por meio de plataforma, será possível acompanhar os alunos que correm mais risco de abandonar as escolas e os estudos.

No lançamento do Programa de Combate à Evasão Escolar na Rede Municipal, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, ressaltou que é um desafio que cerca metade dos alunos matriculados nas escolas municipais se encontrem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Esse fator agravaria o risco da evasão escolar já que muitos adolescentes deixam a escola para tentar complementar a renda familiar.

Mães de alunos atuarão na busca ativa

A busca ativa proposta pelo Unicef envolve a busca efetiva na casa dos alunos. Desse modo, a prefeitura prevê a contratação de 70 mães de alunos para ir à casa de crianças e adolescentes mais suscetíveis a evadir.

Além disso, a nova ação irá usar dados do Programa de Saúde da Família, com 14 mil visitas nas residências, e o trabalho das equipes de assistentes social que visitam 62 mil famílias por mês.

“É uma ação conjunta das secretarias municipais para a prevenção da evasão escolar. Há ainda o acordo com o Instituto Liberta para compartilhar conhecimento e planejar ações contra a violência sexual contra crianças e adolescentes, um dos motivos que podem provocar evasão escolar”, afirmou o prefeito de SP.

O secretário municipal de Educação de SP, Fernando Padula, afirmou ainda que, além das mães, serão contratados 39 estagiários. “As escolas têm feito ainda o trabalho de manter o vínculo, garantindo a alimentação dos alunos para manter a segurança alimentar”, disse ele.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia STF determina que Inep reabra prazo para pedidos de isenção da taxa do Enem 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?