Dislexia: Dicas para adaptar a sala de aula

Estudantes que sofrem com o distúrbio precisam de determinados estímulos para aprender junto aos demais

Muito se fala em estratégias para estudantes com dislexia driblarem suas dificuldades. Entretanto, no âmbito escolar, normalmente eles precisam se adaptar à realidade do conjunto.

De modo geral, pouco se discute como os professores e a própria escola devem preparar o ambiente para ensinar esses alunos.

Selecionamos aqui algumas ideias para fazer isso e incluir aqueles que têm dislexia.

Entender sobre dislexia

O primeiro passo para tornar a sala de aula um ambiente de aprendizado acolhedor para alunos com dislexia é aprender sobre ele. Ou seja, entender como a dislexia afeta a capacidade de aprendizagem de uma pessoa e os principais sintomas.

Infelizmente, a dislexia ainda é mal compreendida. Muitos acreditam que se trata somente de inverter letras. Entretanto, há muito mais dificuldades de aprendizagem envolvidas, de modo geral baseadas na linguagem, leitura e entendimento.

Um artigo aqui do Notícias Concursos explica mais sobre o problema –  Dislexia: entenda como o distúrbio afeta os estudos

Um canto tranquilo

Uma área da sala designada como ‘zona tranquila’ pode ajudar estudantes com dislexia. Nela eles podem minimizar as distrações para ler, assim como para se concentrar no trabalho da classe.

Para alunos com dislexia que mostram sinais de ansiedade, esse canto pode ser usado para quando se sentirem muito nervosos, chateados ou então frustrados.

Horas para alunos com dislexia

Outra dica é colocar relógios analógicos e digitais na parede, um ao lado do outro. Isso ajudará os alunos a ver as duas maneiras de mostrar a hora, conectando a hora digital com a aparência de um relógio tradicional. A saber, essa se mostra uma das dificuldades de quem têm dislexia.

Anotações na lousa

Além disso, professores podem separar áreas da lousa para expor informações diárias. Por exemplo: a data, as tarefas de casa do dia, etc. Juntamente, deve-se fazer na lousa a escrita grande o suficiente para que eles possam ver de suas cadeiras.

Informações frequentes

Pelo ambiente, recomenda-se espalhar conteúdos utilizados frequentemente em sala de aula para aprender as matérias.

Por exemplo o alfabeto, os dias da semana, elementos da tabela periódica, sinais matemáticos, cores, formas, palavras recorrentes, entre outras informações.

As tiras com essas informações também podem ser coladas na mesa do aluno. Isso ajuda a reduzir o trabalho de memória e permite que as crianças com dislexia se concentrem em outras habilidades. Para crianças mais novas, adicione imagens às palavras para ajudá-las a conectar a palavra escrita com o objeto.

Mais perto do professor

Faça as crianças com dislexia sentarem perto do professor. Isso não significa necessariamente que eles devem sentar-se no primeiro lugar, mas devem ser capazes de ver o professor facilmente usando a visão periférica. Os alunos também devem ficar sentados longe de crianças falantes para minimizar as distrações.


E então, o que acha das dicas para melhorar o ambiente de aprendizado para alunos com dislexia? Não deixe de ler também – Distúrbios de aprendizagem: Conheça os 6 principais tipos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.