Provas marcadas para dia 28 de abril
Com provas nos próximos dias, as pessoas que vão realizar o concurso BahiaGás deverão consultar o local de prova. Veja.
Consulte.
Sobre as provas do concurso BahiaGás
No Diário Oficial desta terça-feira, 16 de abril, foram publicados os locais onde serão realizadas as provas para os candidatos inscritos no Concurso da Bahiagás (Companhia de Gás da Bahia). As avaliações ocorrerão no dia 28 de abril de 2024, um domingo, com dois períodos distintos de aplicação.
Pela manhã, os candidatos deverão comparecer aos locais de prova até às 8h30, sendo que os portões serão fechados às 9h00.
O tempo total disponível para a realização das provas será de 4 horas, sendo necessário permanecer no local por, pelo menos, 3 horas. Esta etapa é destinada aos cargos técnicos, abrangendo todas as especialidades, e inclui provas objetivas e discursivas/redação.
Já no período da tarde, a apresentação está marcada para as 14h30, com fechamento dos portões às 15h00. O tempo total de prova é igualmente de 4 horas, com a exigência de permanência mínima de 3 horas. Esta fase é destinada aos cargos de analista, contemplando todas as especialidades, e também inclui provas objetivas e discursivas/redação.
Local de prova
É importante ressaltar que as provas serão realizadas na cidade de Salvador, Bahia. Os candidatos poderão acessar os locais específicos de realização das provas através do site da FCC (Fundação Carlos Chagas) ou receberão as informações por meio do cartão informativo enviado para o e-mail cadastrado durante a inscrição.
Cargos e concurso BahiaGás
Veja a seguir as vagas e os cargos de acordo com escolaridade:
Ensino Superior
- Analista de Processos Organizacionais – Direito
- Analista de Processos Organizacionais – Administração
- Analista de Processos Organizacionais – Comunicação Jornalismo
- Analista de Processos Organizacionais – Tecnologia da Informação – Infraestrutura
- Analista de Processos Organizacionais – Tecnologia da Informação Sistemas
- Analista de Processos Tecnológicos – Engenharia Civil
- Analista de Processos Tecnológicos – Meio Ambiente
Ensino Médio:
- Técnico de Processos Organizacionais – Organizacional
- Técnico de Processos Tecnológicos – Edificações
- Técnico de Processos Tecnológicos – Mecânica
- Técnico de Processos Tecnológicos – Automação
- Técnico de Processos Tecnológicos – Química
Requisitos concurso BahiaGás
Para nível superior, é preciso estes requisitos:
- Analista de Processos Organizacionais – Direito: Diploma ou certificado de conclusão em curso de nível superior bacharelado em Direito, devidamente registrado, fornecido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro definitivo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
- Analista de Processos Organizacionais – Administração: Diploma ou certificado de conclusão em curso de nível superior bacharelado em Administração, devidamente registrado, fornecido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no respectivo órgão de classe.
- Analista de Processos Organizacionais – Comunicação Jornalismo: Diploma ou certificado de conclusão em curso de nível superior bacharelado em Jornalismo, devidamente registrado, fornecido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
- Analista de Processos Organizacionais – Tecnologia da Informação – Infraestrutura: Diploma ou certificado de conclusão em curso de nível superior bacharelado em Análise de Sistemas ou Processamento de Dados ou Ciências da Computação ou Sistemas da Informação, devidamente registrado, fornecido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
- Analista de Processos Organizacionais – Tecnologia da Informação Sistemas: Diploma ou certificado de conclusão em curso de nível superior bacharelado em Análise de Sistemas ou Processamento de Dados ou Ciências da Computação ou Sistemas da Informação, devidamente registrado, fornecido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
- Analista de Processos Tecnológicos – Engenharia Civil: Diploma ou certificado de conclusão em curso de nível superior bacharelado em Engenharia Civil, devidamente registrado, fornecido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro respectivo órgão de classe e Carteira Nacional Habilitação – CNH tipo “b”.
- Analista de Processos Tecnológicos – Meio Ambiente: Diploma ou certificado de conclusão em curso de nível superior bacharelado em Engenharia Ambiental, devidamente registrado, fornecido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no respectivo órgão de classe e Carteira Nacional de Habilitação – CNH tipo “b”.
Para nível técnico, é preciso:
- Técnico de Processos Organizacionais – Organizacional: Diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
- Técnico de Processos Tecnológicos – Edificações: Diploma ou certificado de curso técnico de nível médio em Edificações, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no respectivo órgão de classe e Carteira Nacional de Habilitação – CNH tipo “b”.
- Técnico de Processos Tecnológicos – Mecânica: Diploma ou certificado de curso técnico de nível médio em Mecânica, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no respectivo órgão de classe e Carteira Nacional de Habilitação – CNH tipo “b”.
- Técnico de Processos Tecnológicos – Automação: Diploma ou certificado de curso técnico de nível médio em Automação, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no respectivo órgão de classe e Carteira Nacional de Habilitação – CNH tipo “b”.
- Técnico de Processos Tecnológicos – Química: Diploma ou certificado de curso técnico de nível médio em Química, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, registro no respectivo órgão de classe e Carteira Nacional de Habilitação – CNH tipo “b”.
Etapas do Concurso
Para os cargos de nível superior, as etapas do concurso incluem uma prova objetiva, abordando tanto conhecimentos gerais quanto específicos da área de atuação, seguida por uma prova discursiva, com uma redação a ser elaborada pelos candidatos.
Já para os cargos de nível médio, o processo se assemelha, com provas objetivas e discursivas, que avaliarão o domínio dos conteúdos exigidos para cada cargo, além das habilidades de escrita dos candidatos.