SAIU! Lista completa: 10 carros que ficarão isentos do IPVA!

Caso a lei seja aprovada, os modelos fabricados antes de 2005 estarão isentos de impostos nos estados que ainda não possuíam esse benefício

A isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para carros mais antigos é uma realidade variável em todo o Brasil. Cada estado possui suas próprias regras, que variam de 10 a 30 anos de fabricação para a isenção.

No entanto, uma nova proposta de emenda à Constituição (PEC) que passou pelo Senado e está em tramitação na Câmara visa padronizar a isenção em 20 anos em todo o país, uma mudança que pode beneficiar milhões de veículos.

Com base nessa lei em potencial, criamos uma lista com dez carros que completarão 20 anos em 2025 e, portanto, serão isentos do IPVA se a nova lei for aprovada e aplicada no próximo ano. Vamos dar uma olhada nesses carros:

Volkswagen Gol G3

Muitos consideram o Volkswagen Gol G3 como um dos modelos mais bonitos da linha Gol. Lançado no início dos anos 2000, o Gol G3 era uma versão bem-sucedida do Gol “bolinha”, com design moderno e atraente para a época. O painel iluminado em azul era um detalhe encantador. Se a nova lei for aprovada, os proprietários desse modelo nos estados que ainda não oferecem isenção de IPVA poderão desfrutar desse benefício.

Chevrolet Celta

O Chevrolet Celta foi concebido para ser um carro robusto e de baixo custo, resultante do projeto Arara-Azul da GM. Apesar do design e acabamento simples, a durabilidade do Celta o torna uma opção atraente até hoje, mesmo no mercado de usados. Ele também deve entrar na lista de carros isentos de IPVA se a nova lei for aprovada.

Fiat Palio “G3”

Em 2005, o Fiat Palio já estava em sua terceira versão, ou seja, a segunda reestilização da primeira geração. Com faróis duplos refletores redondos e lanternas traseiras redesenhadas, era um dos carros mais vendidos no início dos anos 2000.

Ford Fiesta

O Ford Fiesta, em sua terceira geração nacional, também é elegível para isenção de IPVA com a nova lei. Com um design mais moderno e um interior espaçoso, o Fiesta foi o primeiro carro a apresentar um sistema flex, embora o Gol tenha sido lançado antes com essa funcionalidade.

Toyota Fielder

A Toyota Fielder é uma das peruas mais procuradas no mercado de usados por sua confiabilidade mecânica e amplo espaço de carga. Sua produção começou em 2003 e, se a nova lei passar, este modelo também será isento de IPVA.

Honda Fit

O Honda Fit de primeira geração, conhecido por seu amplo espaço interno e economia de combustível, também será isento de IPVA em todo o Brasil se a nova lei for aprovada.

Citroën C3

O Citroën C3, lançado em 2003, era uma aposta ousada no segmento de hatchbacks premium. Com a aprovação da nova lei, este modelo também poderá ser isento de IPVA.

Peugeot 206

O compacto Peugeot 206 foi um sucesso no início dos anos 2000, com seu design moderno e atraente. Ele também se qualifica para isenção de IPVA com a nova lei.

BMW Série 3

O luxuoso BMW Série 3, com mais de 20 anos, também será isento de IPVA se a nova lei for aprovada.

Mitsubishi L200

A robusta Mitsubishi L200 de terceira geração é uma ótima opção para quem busca uma picape isenta de IPVA.

Ao longo deste artigo, exploramos como a nova lei de isenção do IPVA pode impactar proprietários de carros em todo o Brasil. Embora ainda esteja em tramitação, a lei tem o potencial de beneficiar milhões de veículos e seus proprietários. Fique de olho nas atualizações sobre essa legislação e como ela pode afetar você.

Ademais, a possível aprovação da nova lei de isenção de IPVA é uma notícia empolgante para os proprietários de carros mais antigos. Com a padronização da isenção em 20 anos em todo o país, mais pessoas poderão se beneficiar dessa medida.

No entanto, é importante lembrar que a lei continua em tramitação e que ainda tem um longo caminho a percorrer antes de se tornar uma realidade. Fique atento às atualizações sobre esta lei e como ela pode afetar você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.