A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pela proteção e promoção da saúde pública no Brasil, tem emitido vários alertas sobre comidas e produtos reprovados. A lista atual contempla 7 marcas importantes. Aqui estão eles.
1. Produtos da Labornatus do Brasil
A Anvisa suspendeu a produção, venda, distribuição e uso de todos os alimentos produzidos pela Labornatus do Brasil. Os produtos abrangem uma variedade de suplementos alimentares, chás e shakes. A suspensão veio após uma inspeção sanitária que detectou graves falhas no controle de qualidade e segurança.
2. Alimentos da Marca Fugini
Os alimentos da marca Fugini também foram retirados das prateleiras após uma inspeção que revelou sérios problemas de higiene e controle de qualidade das matérias-primas. Os produtos incluem molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostarda.
3. Sorvetes Häagen-Dazs
A Anvisa anunciou o recall de sorvetes de massa e picolés da marca Häagen-Dazs. O motivo foi a identificação de traços de 2-cloroetanol (2-CE), uma substância potencialmente tóxica, nos produtos.
4. Produtos da Marca Elite
Os chocolates, biscoitos e chicletes da marca Elite podem ser retirados do mercado brasileiro em breve. A ação ocorre devido a uma suspeita de contaminação por Salmonella, uma bactéria que pode causar sérios problemas de saúde.
5. Chocolates Kinder
A Anvisa expandiu a lista de chocolates Kinder proibidos no Brasil. A restrição se aplica a todos os produtos da linha Kinder Schoko-Bons fabricados na Bélgica e importados para o Brasil por suspeita de contaminação por Salmonella.
6. Fórmulas Infantis
A Anvisa alertou sobre o recall de fórmulas infantis das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare devido a problemas de qualidade e segurança.
7. Produtos da Marca Elite
O MJSP acionou a empresa responsável pela distribuição dos chocolates, biscoitos e chicletes da marca Elite no Brasil, pois suspeita-se que esses produtos possam estar contaminados pela bactéria Salmonella.
Em caso de posse de qualquer um desses produtos, a recomendação é não consumi-los e entrar em contato com o fabricante para esclarecimentos, troca ou reembolso.
A Anvisa mantém a população informada sobre os produtos reprovados através de seus canais oficiais. Portanto, é importante estar atento e fazer as escolhas certas para garantir a saúde e segurança de todos.