A indústria de franquias na totalidade teve um bom desempenho nos últimos anos, mas o setor de franquias de lazer e entretenimento foi mais afetado pela crise econômica e pela pandemia. Por isso, indicaremos se vale a pena investir em franquias de lazer.
Vale a pena investir em franquias?
Existem inúmeras possibilidades de franquias, mas antes de decidir, você deve considerar os seguintes fatores. Afinal, os franqueados devem entender que seu trabalho deve seguir diretrizes pré-estabelecidas e que integrarão uma equipe os objetivos comuns.
Comece fazendo a si as seguintes perguntas e respondendo-as honestamente:
- Quanto dinheiro tenho para investir? Lembre-se de que você precisa de capital para iniciar e de giro, para utilizar antes que sua empresa possa gerar lucros;
- Quais são as habilidades necessárias para entrar na área? Por exemplo, você pode descartar essas opções se não tiver conhecimento prévio nas indústrias de entretenimento e lazer;
- Qual é o tempo máximo que posso dedicar ao negócio? Novas empresas exigem tempo e esforço antes de se tornarem conhecidas na área e atrair clientes. Candidate-se apenas se tiver certo de pode dar ao trabalho a atenção que ele merece;
- Há alguma franquia na área para atender o nicho de mercado que planejo atuar? Além de constatar a presença deste formato de franquia que pretende, é preciso analisar a concorrência e a base de consumidores em potencial. Ademais, ficar de olho nas tendências de consumo também é uma boa estratégia.
Em primeiro lugar, você deve se familiarizar com o sistema de franquia porque é um modelo único. Avaliar o quanto é rentável o negócio, e quanto tempo leva para ocorrer o retorno do investimento. Além disso, é preciso avaliar o suporte dado pela franqueadora para abrir a unidade franqueada.
Encontrar franqueados atuais e antigos para conversar sobre suas expectativas e o que deu errado quando as coisas não saíram conforme o planejado é uma ótima ideia.
O mercado de franquias de lazer em 2023
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) informa que a indústria do entretenimento e lazer cresceu a um índice positivo de 17,3% no último trimestre de 2022.
Não apenas os negócios recuperaram, mas fatores como maior eficiência graças a redes de franquias cada vez mais digitalizadas ajudam a explicar os números. A boa notícia é que eles estão ganhando espaço e podem ser opções viáveis de investimento para quem está ansioso por 2023.
Para o Sebrae, as franquias de lazer e entretenimento são atrativas porque, apesar das dificuldades econômicas, as pessoas ainda procuram separar dinheiro para diversão e lazer.
Vale a pena investir em uma franquia de lazer?
Se a sua escolha é abrir uma franquia de lazer, após analisar se vale a pena abrir uma franquia e conhecer o mercado de franquias de lazer, é fundamental que este negócio prospere, para de fato valer a pena.
Assim, daremos algumas dicas para que sua franquia de lazer prospere:
Desenvolva a proatividade
O empreendedor pode estudar e aprender a trabalhar em qualquer área que escolher. No entanto, aqueles com uma personalidade adequada à indústria de franquias de lazer são naturalmente extrovertidos e gostam de interagir de perto com seu público-alvo.
Prepare sua equipe para o atendimento ao público
A equipe precisa estar bem-preparada para atender seu público. Afinal, o cliente neste momento de lazer e diversão busca tranquilidade e comodidade. Isso significa que o cliente precisa ser bem recebido desde a chegada até a hora de partir.
O bom atendimento é praticamente um valor agregado para as franquias de lazer, por ter um impacto significativo na recomendação ou não do negócio para outras pessoas.
Esteja sempre preparado para atender o cliente
É importante preparar a rotina, o calendário, os equipamentos e os insumos para um funcionamento ideal nesse período, pois os serviços das franquias de lazer normalmente podem se estender aos finais de semana e feriados.
Se a franquia é na indústria de lazer infantil, é preciso oferecer serviços diferentes, para auxiliar os pais no cuidado e desenvolvimento de seus filhos.
Escolha um local adequado e de fácil movimentação de pessoas
No estabelecimento de um local para lazer, é preciso avaliar bem o local, uma vez que precisa ser de fácil acesso aos clientes, sejam pais ou filhos. O foco desse modelo de negócios é para franqueados que se conectam com o público jovem e buscam diversificação de portfólio.
É preciso que a franqueadora forneça todo o treinamento e suporte que um varejista precisa para implementar as estratégias de marketing mais eficazes no ponto de venda.