Saiba quais são as etapas de concurso público e como funcionam

Confira quais são os pontos que você precisa ficar atento ao prestar ao concurso público

De modo geral, as etapas de um concurso público vão depender diretamente do órgão, o qual está oferecendo as vagas e o cargo em específico que o candidato será admitido a partir da aprovação. Sendo assim, o funcionamento de um processo seletivo tende a ser variado e, por isso, a avaliação deve ser feita individualmente.

Com isso, inclusive, é interessante estabelecer um estudo mais compartimentalizado, sem tentar instituir vários focos ao mesmo, pois não vai adiantar. Afinal, muitas etapas que existem em algumas seleções acabam não fazendo parte de outras.

Confira as etapas de um concurso público

Nesse cenário, na maior parte das vezes, ser bem avaliado na prova teórica não garante nenhuma aprovação. E, sim, apenas uma classificação para a etapa seguinte, a qual também possui caráter eliminatório. Desse modo, muitos candidatos acabam não passando para segunda fase por não ter se preparado adequadamente.

Por exemplo, é bem comum, quase obrigatório, que as instituições responsáveis pelas carreiras policiais e militares exijam a realização de um teste de aptidão a partir de exercícios físicos. Assim, medindo inúmeras habilidades, como força e agilidade.

Segue, então, as etapas de concurso público de acordo com cada carreira.

Policial

Nesse primeiro caso, além da preparação teórica, o participante deverá se atentar bastante ao chamado TAF, que é o Teste de Aptidão Física aplicado pela banca organizadora. De maneira geral, independentemente do cargo, a carreira policial não destoa muito entre os seus processos seletivos. Com isso, tende a manter uma estrutura mais padronizada, a qual é seguida há algum tempo.

Assim, na primeira fase, é feita a prova objetiva, com 120 questões de múltipla escolha e com 3 blocos distintos, onde são distribuídos os assuntos relativos a Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Em seguida, o candidato deverá construir um texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas.

Ainda, como dito, há a aplicação do exame de aptidão física, o qual conta com exercícios de flexão, abdominais e, as vezes, natação. Em seguida, ocorre uma avaliação médica e em um primeiro momento de análise psicológica. Até mesmo para saber se o pré-aprovado está apto emocionalmente para exercer as suas atribuições de modo adequado.

Administrativa

Dessa vez, as etapas de um concurso público pode ser considerada um tanto mais simples, visto a sua menor burocracia para que aconteça efetivamente a admissão. Na maioria das seleções, a exigência de escolaridade é apenas a conclusão completa do ensino médio, com posse de um diploma que o Ministério da Educação reconheça

Então, basicamente, a primeira fase vai consistir em uma prova objetiva. No caso do Banco do Brasil, por exemplo, a avaliação contém 70 perguntas. Porém, algumas delas podem conter mais de 100, sem possibilidade de recorrência.

Além do mais, se o cargo administrativo for técnico do seguro social, presente no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a segunda etapa será composta por um Curso de Formação Profissional. Nos demais casos, esse segundo momento é composto por uma prova discursiva, que pode ou não ser uma redação.

Tribunal

De fato, os processos seletivos do Tribunal tendem a ser mais burocráticos, o que cria margem para que cada órgão estabeleça as suas especificidades frente à situação. Para mais, os cargos e níveis de escolaridade vão influenciar diretamente a terceira fase da avaliação.

Com isso, em relação à exigência de nível superior, o candidato se submete a uma prova objetiva, uma discursiva e um avaliação de títulos. No nível médio, mesmo com temas completamente distintos, esse terceiro momento não existe. Por fim, relativo ao cargo de Segurança Judiciária, o seu diferencial é a prova de capacidade física, realizada no final da pré-seleção.

Fiscal

Aqui, o candidato pode ingressar tanto na Receita Federal quanto na Secretaria do Estado da Fazenda, onde irá desempenhar funções como: fiscalizar, gerenciar e elaborar relatórios financeiros. Assim, dentre as inúmeras etapas de concurso público, aquelas incluídas na concorrência para ser fiscal também são bastante simples.

Na primeira fase, então, acontecem a prova objetiva e a prova discursiva, que pode vir com perguntas abertas ou com um pedido de construção de uma redação dissertativa. Além disso, é feita uma investigação social para comprovas os dados pessoais fornecidos pelo paciente.

Por fim, a segunda etapa é composta por um Curso de Formação Profissional, o qual é fundamental para exercer bem as funções dessa carreira profissional.

Agora que sabe quais são as etapas do concurso público e como elas funcionam, é momento de pôr a mão na massa. Inicie a rotina de estudos e de atividades físicas se o processo seletivo solicitar, para obter a aprovação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.