Saiba Quais Fatores Considerar na Construção do Seu Currículo

Diversos fatores devem ser considerados na elaboração do seu currículo

A elaboração do seu currículo precisa considerar diversos fatores, dentre eles, a sua objetividade dentro da sua carreira profissional. Por isso, o currículo precisa de direcionamento. Sendo assim, cabe analisar o documento como se você fosse uma outra pessoa que não tivesse maiores informações sobre você.

Primeiramente, procure analisar se é possível saber sobre a sua carreira profissional apenas pelo documento. Pois ele precisa ser atrativo para que o selecionador o convide para uma entrevista de emprego.

Foco na construção das informações 

 Sendo assim, você deve ter foco nas informações para que elas sejam sucintas e direcionadas. Além disso, você deve colocar informações correlatas a sua objetividade. 

 Por exemplo, se você mudou de área de atuação ao longo dos anos, pode ser dispensável que insira literalmente todas as suas experiências profissionais. Já que o mais importante são as experiências que direcionam o seu currículo para a objetividade atual. Por isso, você deve inserir o objetivo do currículo e direcionar suas experiências.

Sendo assim, caso nos últimos anos você tenha atuado em uma determinada área que seja uma área correlata ao seu objetivo, é importante que você insira esses dados. No entanto, os dados anteriores, nesse caso, já não são necessários.

Dados relevantes referentes a sua trajetória profissional e acadêmica 

A mesma lógica ocorre com as suas experiências acadêmicas. Caso você tenha alguma graduação,  não são necessários os dados referentes ao seu ensino médio, por exemplo. Já que o mais importante nesse momento são os últimos estudos. 

Além disso, caso você seja um estudante, é importante que coloque essa informação e a modalidade de estudos, seja presencial, semipresencial ou EAD.

Gerenciamento do documento e alinhamento das informações

Sendo assim, o gerenciamento do currículo se refere ao alinhamento de informações, já que muitas pessoas começam a vida numa trajetória profissional e permeiam por outros caminhos. Se você estiver em uma fase de transição, deve inserir as últimas experiências, ainda que não sejam correlatas. 

Resumo do seu currículo e coerência nos dados 

Entretanto, cabe uma apresentação através de um resumo de currículo relacionando essa transição para que o recrutador veja coerência entre suas experiências e seu objetivo.

 Além disso, você deve reforçar seus pontos fortes e conhecer seus pontos a melhorar para que você apresente soluções. Sendo assim, o seu currículo se torna um documento direcionado e aumenta a sua chance de sucesso profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.