Saiba como vencer a ansiedade na prova do concurso!

A preocupação não é o mal do século, mas o excesso da preocupação tem gerado níveis de ansiedade alarmantes na atual geração. Principalmente entre as pessoas que estudam. Criar expectativas faz com que a pessoa gere mais cobrança de si mesma, e isso vai se refletir em esperas, em planejamentos, em detalhes, e a medida que algo não se contextualiza, gera-se a ansiedade. Essa mesma ansiedade surge antes de acontecimentos importantes, como entrevistas, encontros profissionais, e provas orais ou escritas. E para remediar a ansiedade para a temida prova do concurso, nós vamos te dar orientações práticas pra você ficar seguro.

Existem duas maneiras de lidar com a ansiedade: a longo e a curto prazo. Nós vamos te orientar a diminuir sua ansiedade quando a data da prova ainda estiver longe, pois a ansiedade precoce pode comprometer o rendimento dos seus estudos. E, a curto prazo, te daremos conselhos que você vai utilizar na véspera e no dia da prova. Fique ligado e se cuide a partir de agora.

TRATANDO A ANSIEDADE A LONGO PRAZO

            A ansiedade é capaz de proporcionar infelizes distrações. Para isso, vamos te sugerir dicas que vão fazer você prestar atenção em si mesmo.

VIGIE-SE

            Fique atento à sua própria ansiedade. A melhor forma de neutralizar a ansiedade, é evita-la. E como fazer isso? Existem diversas formas. Uma delas, é colocando lembretes escritos no seu ambiente de estudo. Cole bloco de notas autoadesivas com mensagens diretas, em tom imperativo: “ESTUDE”. Você pode alternar as mensagens, colocando frases de efeito, algo que faça você voltar a realidade sempre que estiver distraído pensando na prova que ainda está longe. Algo que salve você mesmo, de ficar sofrendo antecipadamente ao invés de canalizar seus esforços para os estudos focados. Pensar na própria ansiedade só a aumenta, a melhor forma é você combater ostensivamente. Aos poucos, você estará focado automaticamente.

ACALME-SE

            Sua ansiedade reflete no seu corpo? Você fica batendo as pernas enquanto sentado, roendo as unhas? Isso pode ser consequência de ansiedades mais resilientes e antigas. Busque sua calmaria, através de coisas que relaxem. Se você toma muito café, comece a substituir por chá-verde. Durante o dia, tome outros chás: erva-cidreira ou camomila. Outra forma de conseguir calma, é transferir as tensões da ansiedade para atividades físicas: não se prive de um futebol, vôlei, ou até mesmo de atividades sexuais (isso mesmo, caros concurseiros(as) comprometidos(as). Preparar-se para o concurso não significa privação dos hábitos, e sim concentração dos estudos. Você talvez passe a fazer menos atividades sociais e esportivas, mas não corte 100% do que faz.

TESTE-SE

            Uma forma de obter segurança é testando os seus conhecimentos. Uma dica útil: sempre repita os mesmos testes, as mesmas listas e provas até acertar no mínimo 90% delas. Além de consolidar seus conhecimentos, fará com que sua propensão de acertos aumente nos próximos testes. E constatar sua própria evolução, vai te deixar mais seguro. Um concurseiro mais seguro é um concurseiro menos ansioso.

TRATANDO A ANSIEDADE A CURTO PRAZO

         Chegou o dia da prova! E agora? Se você já vem tratando a longo prazo, não vai roer as unhas na hora da prova e nem bater aquele branco. O tratamento a longo prazo já te ajudou a diminuir a ansiedade até o dia da prova. Mas para garantir que nada fuja ao controle, te damos duas dicas fundamentais:

VÁ AO LOCAL DE PROVA ANTES

            Se familiarize com o lugar antes, entre 3 e 1 dia antes da data do exame. Assim, quando voltar no dia da prova, o lugar será lembrado na sua memória e deixará você menos ansioso. Se puder entrar no prédio em questão, caso consiga acesso, faça-o. Mas conhecer o endereço já é um preparo. Se for longe, viaje com antecedência, hospede-se em um hotel, ou com um amigo(a). E claro, durma bem, na véspera da sua importante prova.

DURANTE A PROVA

            Leve água mineral para se hidratar, e caso precise, uma garrafa transparente com chágelado de sua preferência. A ansiedade pode surgir, mesmo diminuída, não surte com isso. Na hora da prova, você pode cortar os sintomas comuns, como azia, consumindo frutas. Isso mesmo, prefira frutas, ao invés de massas, biscoitos, etc. Leve maçãs, bananas e laranjas numa sacola plástica. São fáceis de serem consumidas. Leve a laranja pré-cortada em 4 pedaços, e consuma com o bagaço. Não vai ter azia embrulhando seu estômago e deixando você nervoso(a).

Depois de tomar todos os cuidados, desejamos a você sucesso na sua prova 🙂

Comentários estão fechados.