Chega um momento em que é preciso terceirizar alguns serviços e assim, ter vantagens no cotidiano do seu negócio. Por isso que hoje, nós falaremos sobre como terceirizar tarefas em sua empresa.
Como funciona a terceirização na empresa?
A palavra terceirização significa um processo em que uma empresa transfere para outra, a responsabilidade pela execução de uma ou mais atividades que os seus próprios empregados exerciam anteriormente.
Exemplificando, uma recepcionista é necessária na Empresa A porque essas não são as principais competências da equipe atual. Assim, a empresa A procura na empresa B que oferece este tipo de profissional, a terceirização deste serviço.
Consequentemente, é preciso elaborar um acordo de serviço e contrato. Desse modo, a Empresa B, como subcontratada, torna-se responsável pela contratação da funcionária e arca com os custos de seu primeiro treinamento.
Aliás, inclui qualquer treinamento especializado subsequente. Assim como, qualquer atualização necessária nas habilidades do funcionário, e também, as contribuições de aposentadoria necessárias.
Desta forma, a empresa contratada é responsável pela força de trabalho e todas as responsabilidades associadas, como remuneração, folgas remuneradas, licenças e etc.
Agora que não precisa se concentrar nesse sentido, a empresa A pode dedicar mais recursos ao que mais importa para ela: inovação e crescimento em seu negócio principal.
Por que é uma boa ideia usar uma empresa terceirizada?
Em outras palavras, existem inúmeros argumentos a favor da terceirização.
Primeiramente, muitas pessoas dizem que o custo menor é o benefício mais significativo. Aqui, estão mais alguns argumentos convincentes a favor da terceirização de funções de suporte:
- A empresa pode “respirar melhor” e economizar uma tonelada de dinheiro cortando horas extras e rotatividade de pessoal;
- A empresa terceirizada será responsável por preencher os colegas de trabalho ausentes em todos os momentos. Dessa forma, resultando em um negócio mais enxuto com um organograma mais plano;
- Alívio das dificuldades no pagamento dos encargos sociais e no cumprimento das obrigações contratuais. Uma vez que a terceirizada será a responsável por fazer esses pagamentos aos funcionários;
- Por fim, redução do excesso de trabalhos e custos.
Como terceirizar tarefas: quais são os serviços mais utilizados pela empresa?
As empresas optam por terceirizar os seguintes serviços:
- Serviços de excelência e economia;
- Proteger sua casa e objetos de valor é uma prioridade;
- Serviços Corporativos;
- Terceirização do Centro de Recepção;
- Copeiragem;
- Provedores de Serviços de Telecomunicações;
- Serviços de manobristas;
- Cuidados com estocagem;
- Terceirização de mensagens;
- Bombeiros Civis;
- Assistente administrativo;
- Manutenção e limpeza da fábrica;
- Terceirização de mão de obra temporária;
- Serviços para Outsourcing.
Quais são as regras atuais da terceirização nas empresas?
A Câmara dos Deputados aprovou a Lei 4.330/2004, que regulamenta os contratos de terceirização, em março de 2015.
Qualquer atividade, inclusive as chamadas “atividades-fim” já pode ser terceirizada graças à legislação.
Na sequência, apresentamos algumas regras que as empresas devem seguir durante o processo de terceirização:
- Os contratos dos trabalhadores serão prorrogados por seis meses, podendo ter prorrogação por mais noventa dias;
- A empresa terceirizada é responsável pela remuneração dos trabalhadores e demais benefícios, devendo observar as regras da CLT;
- É ilegal demitir um funcionário sob um contrato direto e depois contratá-los de volta como um trabalhador terceirizado;
- O único vínculo do trabalhador será com a empresa terceirizada.
Terceirizar tarefas: quando você deve escolher uma empresa que oferece esses serviços
Hoje, a terceirização emergiu como um recurso estratégico fundamental para a gestão e redução de custos nas empresas. E o empresário que busca a terceirização está, na verdade, buscando formas de aumentar sua capacidade produtiva.
Em suma, como sua visão de gerenciamento de negócios é tão ampla, ele não pode se preocupar com algumas coisas que não estão diretamente relacionadas ao seu projeto criativo.
Assim, ele procura uma “parceria” para cuidar das coisas que são cruciais para o seu negócio, mas não pode relaxar com tudo de uma vez porque há muito para ele realizar e criar.
Ainda assim, ele contrata uma recepcionista e secretárias para lidar com o fluxo de clientes; um serviço de jardinagem para cuidar de sua paisagem. Assim como, pode precisar da ajuda de zeladoria para garantir uma boa primeira impressão aos clientes e fornecedores de sua empresa. Por último, obter especialistas em controle de acesso para monitorar quem vem e passa pela porta da frente.
Assim, investir em terceirizar alguns serviços da empresa é fundamental para que o empreendedor se desapegue da responsabilidade de algumas tarefas. Desse modo, é mais fácil se deter nas tarefas que são realmente importantes para a empresa.