Saiba como se preparar para prova DPE SP

Confira tudo o que precisa saber para se preparar para a prova DPE SP

Hoje vamos te mostrar diversas dicas de como se preparar para a prova DPE SP 2023, além de mais detalhes a respeito do certame que se aproxima.

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE SP) é uma das maiores instituições do país voltada para a promoção da justiça e para a garantia dos direitos humanos. Para quem deseja seguir carreira nessa área, a prova para defensor público é uma das mais concorridas e exigentes.

Com previsão para ocorrer em 2023, a prova DPE SP é um grande desafio para os candidatos. Por isso, é importante se preparar bem para ter sucesso na seleção.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de ler até o final. Boa leitura!

Conheça o edital do concurso DPE SP

O primeiro passo para se preparar para a prova DPE SP é conhecer o edital. Nele, estão todas as informações sobre as etapas da seleção, as disciplinas que serão cobradas, a quantidade de questões, a forma de avaliação e os critérios de aprovação. Leia todo o edital com atenção para saber exatamente o que será exigido na prova.

O edital do concurso DPE SP já foi publicado. As vagas serão para diferentes especialidades, a fim de formar cadastro reserva.

As vagas são para o cargo de Agente de Defensoria, que exige ensino superior completo. Ademais, os salários ofertados começam em R$7.532,39, além de diversos benefícios.

Além disso, é importante estar atento aos prazos de inscrições. A abertura será no dia 13 de abril, e deve encerrar em 24 de maio de 2023. Já as provas estão previstas para o dia 16 de julho deste ano.

Reais, será necessário pagar a taxa, para participar do certame. O valor será de R$117, e deve ser paga por meio de boleto, impresso no ato da inscrição.

preparar para prova DPE SP-Reprodução Canva
preparar para prova DPE SP-Reprodução Canva

Estude os conteúdos exigidos

Com base no edital, faça uma lista das disciplinas, que serão cobradas e estude os conteúdos. Organize-se com antecedência para ter tempo suficiente para ler os livros e artigos indicados, elaborar resumos e esquemas e resolver questões de provas anteriores.

Faça um planejamento de estudos adequado à sua rotina e respeite suas limitações.

As provas terão questões de múltipla escolha, com temas que vão variar, conforme a especialidade do cargo escolhido.

No entanto, já é possível saber que serão cobradas matérias como Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Matemática, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Jurídicos, Conhecimentos Específicos, entre outras.

Faça simulados para se preparar para a prova DPE SP

Fazer simulados é uma das melhores maneiras de se preparar para a prova DPE SP. Eles ajudam a familiarizar o candidato com o tipo de questão que será cobrada e a testar seus conhecimentos e habilidades.

Além disso, os simulados permitem ao candidato avaliar o tempo que gasta em cada questão e a controlar melhor o nervosismo. Existem diversos simulados disponíveis na internet e em livros especializados.

Treine a redação

A prova da DPE SP exige que o candidato faça uma prova discursiva, com a elaboração de uma peça processual ou de um parecer jurídico.

Por isso, é importante treinar a redação desde o início da preparação. Faça exercícios de escrita regularmente, com base nos modelos indicados no edital e em provas anteriores. Peça a amigos e professores para corrigirem seus textos e dar sugestões de melhoria.

Cuide da saúde mental

Preparar-se para uma prova como a DPE SP pode ser estressante e desgastante. Por isso, é importante cuidar da saúde mental durante todo o processo.

Sendo assim, mantenha uma rotina de atividades físicas e de alimentação saudável, durma bem e reserve tempo para se divertir e relaxar. Além disso, evite cair em pensamentos negativos e se comparar com os outros candidatos. Lembre-se de que cada pessoa tem seu ritmo e suas particularidades, e que o importante é dar o seu melhor e aprender com os erros.

Conclusão

A prova DPE SP 2023 é um grande desafio para os candidatos que desejam seguir carreira na Defensoria Pública. Por isso, é importante se preparar bem para ter sucesso na seleção.

Conhecendo o edital, estudando os conteúdos exigidos, fazendo simulados, treinando a redação e cuidando da saúde mental, o candidato estará preparado para enfrentar a prova e alcançar seus objetivos.

Por fim, comece sua preparação, faça sua inscrição no prazo e se esforce nos estudos, para garantir uma vaga. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.