Saiba como se preparar para entrevista de emprego por videoconferência

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, faz parte do “novo normal” empresas realizarem entrevista de emprego por videoconferência.

Conseguir uma vaga de emprego em meio à pandemia não está nada fácil, principalmente pela queda na economia, que gerou aumento do desemprego. Nesse sentido, é fundamental estar preparado para esse novo modelo de entrevista de emprego, aumentando, assim, suas chances.

Veja abaixo algumas dicas que poderão ajudar a causar uma ótima impressão mesmo por videoconferência!

Prepare o ambiente

A escolha do local no qual você realizará a videoconferência com seu possível empregador é imprescindível para transmitir seriedade. Desse modo, o mais adequado é realizar a chamada por vídeo no ambiente mais harmonioso da casa, preferencialmente no local reservado para estudo e trabalho, como o escritório, por exemplo.

Evite ambientes bagunçados ou com pouca iluminação, pois isso afetará negativamente a impressão que o recrutador terá do seu perfil profissional.

Vista-se adequadamente

Vestir-se corretamente é outro ponto de relevância para garantir sua vaga de emprego numa entrevista por videoconferência. O fato de você estar em casa, não significa que, durante sua entrevista, você pode usar roupas que geralmente não usaria para ir trabalhar.

Então, tenha atenção ao escolher a roupa que vestirá para falar com o entrevistador, pois a formalidade também está presente nesse formato. É recomendável escolher roupas mais sérias e formais.

Teste seus dispositivos

A realização de chamada por vídeo pode ser prejudicada por questões de hardware ou software, desse modo, testar os seus dispositivos antes da videoconferência pode poupar você de passar “perrengue” no momento da entrevista.

Algum problema com seu computador ou demais dispositivos pode inviabilizar a entrevista e causar falha na comunicação, o que seria péssimo.

Assim, garantir uma boa conexão com a internet é imprescindível. Realize também testes com sua câmera, seu microfone e explore as possibilidades da plataforma on-line na qual será realizada a entrevista.

Evite interrupções

Para que a comunicação entre o entrevistado e o entrevistador seja clara e satisfatória não deve haver interrupções de nenhuma ordem.

Nesse sentido, lembre-se de manter o celular no silencioso e de conversar com sua família para que nenhuma das pessoas que moram com você liguem aparelhos de som, televisão, ou videogame em volume alto, ou mesmo se dirijam a você no meio da entrevista.

Ao seguir essas dicas, suas chances de se dar bem em uma entrevista por videoconferência certamente aumentarão.

Gostou das dicas? Então deixei seu comentário!

Para mais dicas de emprego, clique aqui.
Veja também Dicas: Melhore suas chances de conseguir emprego na quarentena.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.