O mercado de investimentos pode ser muito rentável para quem deseja diversificar sua renda para além da poupança, entretanto, elevar a sua rentabilidade requer um planejamento específico e muita atenção com golpes.
Planeje a sua entrada no mercado de investimentos
A popularização do mercado de investimentos é resultado de muitos esforços de diversos órgãos governamentais para essa finalidade. Já que a ideia de levar o investimento para diversos modelos de renda não é uma ideia nova.
Entretanto, por conta do avanço da tecnologia, essa possibilidade se tornou acessível para diversos tipos de investidores. Portanto, o novo entrante no mercado de investimentos precisa ter atenção com propostas recebidas na internet, seja de uma pessoa física ou jurídica.
Cuidado com golpes
Já que muitos “esquemas de pirâmides financeiras” são baseados em uma promessa de riqueza rápida, com um retorno exponencialmente elevado e em pouco tempo. Ao estudar o mercado e a economia poderá desconfiar naturalmente desse tipo de promessa.
Pois, ao entender como o fluxo do mercado econômico impacta diretamente os investimentos e acompanhar essa rotina, poderá entender o quão fora da realidade econômica atual está uma proposta.
Busque por informações confiáveis
Além disso, busque por plataformas confiáveis para obter informações, bem como, para investir. Sites de instituições como o Banco Central do Brasil (BCB), Bolsa de Valores do Brasil (B3), Nubank, Banco Inter, Neon, Banco Itaú, Bradesco, Santander, entre outras opções, são plataformas confiáveis para quem busca informações para se tornar um investidor.
Nubank e Inter: exemplos de fintechs que facilitam o seu processo
O Nubank, por exemplo, atualizou o seu aplicativo, permitindo que o cliente invista no Tesouro Direto diretamente pela própria conta, sem precisar utilizar a NuInvest, sendo uma facilidade que direciona o novo investidor.
O Banco Inter oferece cashback para o cliente investir, o que pode ser uma opção viável e confiável, sendo assim, estude sobre o mercado e suas opções. Além disso, uma orientação geral por parte dos especialistas de finanças é que o novo investidor nunca invista todo o valor que possui em uma única opção.
Diversifique em renda fixa
Por isso, diversifique suas opções, estude o mercado de forma ampla e comece investindo valores baixos. Assim sendo, poderá entender a prática do mercado de investimentos. Não menos importante, comece pela renda fixa.
Já que são opções que permitem que saiba o valor que será resgatado no final do contrato. Dessa maneira, com o passar do tempo, poderá tornar a sua entrada no mercado de investimentos segura e assertiva de maneira planejada e paciente.