Saiba como interpretar gráficos em provas

Esses elementos aparecem em TODAS as avaliações

Você sabe como interpretar gráficos que aparecem em questões de concursos, vestibulares ou no Enem? A seguir você conhece dicas importantes que podem te ajudar nisso.

Relação do gráfico com o enunciado

As questões pedem informações específicas e na hora de analisar o gráfico esquecemos de relacionar o que é pedido. Por isso, para ajudar no acerto com segurança leia atentamente o enunciado antes de ir diretamente para a imagem.

Eixo vertical e horizontal

Os gráficos colunas, barras e linhas, principalmente, apresentam eixos, um na vertical e outro na horizontal. Perceba os dados que estão em ambos os eixos e não somente em um.

Às vezes as informações não estão implícitas no enunciado, mas vendo certinho cada eixo você identifica na hora.

Contexto

Você vê um gráfico repleto de números e porcentagens e já se desespera, seja no Enem, concurso ou no vestibular. O melhor é manter a calma e perceber se há algum contexto por trás dos dados, como algo do cotidiano, por exemplo: informações sobre o trânsito no Brasil, vítimas de coronavírus, etc.

Então, antes de pensar que tudo aquilo de número merecerá um cálculo complicadíssimo, note se há algo teórico por trás.

Principais tipos de gráficos em provas

Existem inúmeros tipos de gráficos, usados para as mais diversas finalidades. Entretanto, quando se trata de provas de concursos ou vestibulares, há três mais utilizados. Veja abaixo quais são:

1 – Gráfico de barras / colunas

É um gráfico para associar variáveis qualitativas. Ele apresenta os dados através de colunas ou barras horizontais.

2 – Gráfico de linhas

O gráfico de linhas também conhecido como gráfico de segmentos. É mais indicado para representar a evolução dos valores de uma variável que ocorre dentro de um período de tempo.

3 – Gráfico de setores / pizza

O gráfico de setores é mais conhecido como pizza, por se assemelhar à massa dividida em pedaços. Ele é circular e cada parte é representado por uma cor diferente.

 

E então, curtiu conhecer as dicas?

Não deixe de ler também: Matemática: conheça as diversas aplicações das derivadas 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.