Enem e vestibulares: 3 dicas de filmes sobre bullying

O bullying é configurado como uma prática de atos violentos, intencionais e repetidos contra uma pessoa que não consegue se defender.

Ele pode ocasionar vários danos físicos e psicológicos aos indivíduos. O tema tem sido abordado em diversas provas de vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Abaixo selecionamos 3 dicas de filmes sobre bullying que podem te ajudar a entender como ele afeta a vida das pessoas. Acompanhe. 

Preciosa

O filme retrata a vida de Claireece Jones, uma jovem negra americana que vive em Nova York na segunda metade dos anos 80. A jovem de 16 anos sofreu um conjunto de privações durante toda sua juventude. 

A adolescente acaba constantemente violentada pelo pai e abusada pela mãe. Ela cresce em um ambiente totalmente hostil sem qualquer tipo de afeto. 

Além disso, o fato dela ser pobre e estar acima do peso, acaba acirrando ainda mais o bullying sofrido por ela. 

O drama vivido por ela aumenta quando ela tem um filho com síndrome de down que acaba sendo cuidado pela avó. 

Para piorar ainda mais a situação, a jovem engravida pela segunda vez de seu próprio pai, o que a leva a ser suspensa da escola. 

No entanto, dias melhores aparecem na vida de Claireece que consegue uma escola alternativa que a auxilia a lidar melhor com o drama da sua vida.

As vantagens de ser invisível

O filme conta a história de Charlie, um jovem que tem grandes dificuldades para interagir em sua nova escola. 

Por conta de seu nervosismo acirrado, ele se sente extremamente deslocado no ambiente escolar. 

No entanto, o professor de literatura percebe uma certa genialidade em Charlie.  Mesmo assim, ele continua com a auto-estima extremamente baixa. 

As coisas começam a mudar quando Charlie faz amizade com Patrick e Sam, onde várias situações são criadas para que o jovem se sinta mais livre. 

Extraordinário

O longa retrata a vida de Auggie Pullman, um menino que nasceu com uma deformação facial. Por conta disso, ele teve de passar por 27 cirurgias plásticas. 

Aos 10 anos, Pullman irá frequentar uma escola regular pela primeira vez. No entanto, ele precisa aprender a conviver com a sensação constante de estar sendo observado e avaliado por todos à sua volta.

E então, gostou das dicas de filmes sobre bullying? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Dicas de filmes sobre violência urbana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.